MANAUS — Candidato a prefeito de Manaus, o deputado federal Alberto Neto (PL) pretende criar o “Festival da Família Manauara”, evento de cultura, shows musicais e lazer que ocorrerá nos bairros da cidade, segundo consta no plano de governo registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
“O público terá a chance de aproveitar cama elástica, jogos gigantes, xadrez gigante, pintura em
papel Kraft, infláveis, paredão de escalada e até balão de voo cativo”, diz trecho da proposta.
Ex-capitão da Polícia Militar do Amazonas, Alberto Neto pretende também mudar o nome do atual Centro de Cooperação e Controle, um departamento da prefeitura que monitora o trânsito e ocorrências de desastres naturais, para Centro de Comando e Controle Municipal.
Segundo a proposta do candidato, a intenção é comandar a segurança pública, o trânsito, transporte de passageiros, limpeza pública, e defesa civil. A centralização dessas funções é apresentada como uma medida para otimizar as operações municipais e torná-las mais eficientes.
Alberto Neto propõe criar também a “Ronda Escolar”. Segundo o deputado, um grupamento da Guarda Municipal de Manaus teria a função exclusiva de patrulhar as escolas municipais. Outro projeto é a “Polícia do Ar”, um esquadrão de drones que sobrevoaria Manaus para registrar ocorrências em áreas mais suscetíveis à criminalidade para ações rápidas da guarda municipal.
O candidato também defende a criação de escolas cívico-militares inspiradas no modelo federal. Segundo consta no plano de governo, a proposta é para implantar disciplina aos estudantes e combater problemas como violência e bullying.
“As unidades receberão investimento em infraestrutura e segurança. Padrão de qualidade de excelência. Tolerância zero contra violência, drogas e bullying. O professor será respeitado”, cita o candidato na proposta.
Ainda no âmbito da educação, Alberto Neto propõe criar a “Fábrica da Paz”, uma área de convivência com internet gratuita, biblioteca, laboratório de informática, aulas de reforço e oficinas de literatura, inovação e empreendedorismo. A meta é construir pelo menos uma unidade em cada zona da cidade, com prioridade para os bairros com maior incidência de crimes.
Também consta no plano de governo a criação do “Vale Respeito” destinado a mulheres vítimas de violência. Trata-se de apoio financeiro de um salário mínimo por quatro meses e alojamento em abrigo temporário para a vítima e os filho.
Saúde
Na saúde, a principal proposta é a criação do “Hospital Municipal de Olhos”, especializado em oftalmologia, para realizar diagnósticos e cirurgias de baixa complexidade. “O hospital contará com equipamentos modernos e uma equipe de profissionais qualificados, garantindo acesso a tratamentos oftalmológicos de alta qualidade para toda a população”, diz o candidato na texto da proposta.
Trânsito alegre
Outro projeto do candidato é o “Educadores da Alegria”, equipes de animadores especializados em educação no trânsito que atuariam em semáforos e avenidas de grande circulação. Os educadores teriam a função alertar motoristas e pedestres, distribuir material educativo e realizar palestras nas escolas municipais.
O plano de governo tem 73 páginas, mas o candidato não especifica como os projetos serão viabilizados e nem os valores de investimento em cada um.