Durante debate promovido pela TV Norte/SBT nesta quarta-feira, 9 de outubro, o prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida, acusou Capitão Alberto Neto, seu oponente, de não ter utilizado as emendas parlamentares de R$ 400 milhões obtidas durante seus seis anos como deputado federal para ajudar a capital amazonense. Almeida destacou que, mesmo durante crises como a pandemia da Covid-19, a maior cheia e a maior seca da história de Manaus, Alberto Neto não destinou recursos para a cidade.
“Você teve R$ 400 milhões em emendas e não mandou um litro de água na maior seca da história, não mandou uma caixa de máscara durante a pandemia”, afirmou Almeida durante o primeiro debate do segundo turno. O prefeito também acusou Alberto Neto de enviar parte dos recursos de suas emendas para cidades dos estados do Paraná e São Paulo, em vez de priorizar Manaus.
Almeida comparou Alberto Neto ao governador Wilson Lima, sugerindo que, como o ex-apresentador de TV, Neto prometeu soluções fáceis para os problemas da cidade, mas não entregou os resultados esperados.