O rei Charles III, que continua seu tratamento para curar um câncer, participou e fez um discurso emocionado nesta quarta-feira (5) durante a comemoração do 80º aniversário do Desembarque na Normandia, em Portsmouth, no sul da Inglaterra.
O monarca de 75 anos, que retomou seus compromissos públicos no final de abril, após o anúncio de seu câncer cujos poucos detalhes foram revelados, participou ao lado de sua esposa, Camilla.
"Enquanto agradecemos àqueles que tanto deram para conquistar a vitória que comemoramos hoje, comprometemo-nos novamente a lembrá-los e honrá-los", disse o rei a uma multidão que tremulava milhares de pequenas bandeiras britânicas.
"Oito décadas depois, é quase impossível imaginar as emoções que sentiram nesse dia, o orgulho de ser parte de tão grande missão, a angústia de não estar à altura da tarefa e o medo de que esse dia fosse o último", acrescentou.
Organizado no mais absoluto sigilo pelos americanos, britânicos e pela resistência francesa, o Desembarque na Normandia em 6 de junho abriu caminho para a derrota da Alemanha nazista e acelerou o fim da Segunda Guerra Mundial.