O porta-voz oficial do braço militar do Hamas, as Brigadas al-Qassam, tem sido uma das figuras mais proeminentes na guerra Israel-Gaza. Conhecido como “Abu Ubaida”, ele frequentemente aparece nas redes sociais disseminando as mensagens do grupo online.
Seu apelido faz referência a Abu Ubaida ibn al-Jarrah, um comandante militar muçulmano que foi um dos companheiros do profeta Maomé. Abu Ubaida tornou-se uma figura conhecida depois que o comandante da al-Qassam, Mohammad Al-Deif, anunciou o início da "Operação Inundação de Al-Aqsa" - nome dado pelo Hamas aos ataques de Gaza que mataram 1.200 pessoas no sul de Israel no sábado, 7 de outubro.
Ninguém sabe a identidade exata de Abu Ubaida. Ele sempre aparece nas gravações de vídeo com o rosto coberto por um keffiyeh vermelho (lenço tradicional palestino). Ele se posiciona ao lado de um versículo do Alcorão enquanto anuncia o progresso das operações militares e seus detalhes. Abu Ubaida compartilha seus discursos por meio de seu canal no Telegram, que teria sido lançado em 2020. Ele não possui contas conhecidas em outras plataformas de redes sociais.
Seus discursos em vídeo são compartilhados nas redes sociais e veiculados em diversos canais de notícias.
De acordo com o jornal Al-Sharq Al-Awasat, um popular diário pan-árabe com sede em Londres, "Abu Ubaida foi conhecido pela primeira vez em 2002 como um dos oficiais de campo de al-Qassam". O jornal disse que ele falou à imprensa com o rosto coberto, reproduzindo o estilo do ex-líder do Al-Qassam, Imad Aqel, preso por Israel em 1993.