noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010!

Mundo

Painel da LAI passa por evoluções para oferecer dados mais didáticos aos cidadãos

Dentre as mudanças, destacam-se a criação de filtro por UF e a substituição de gráficos por modelos mais modernos e de fácil entendimento

Publicada em 04/08/23 às 19:03h - 12 visualizações

Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010


Compartilhe
Compartilhar a noticia Painel da LAI passa por evoluções para oferecer dados mais didáticos aos cidadãos  Compartilhar a noticia Painel da LAI passa por evoluções para oferecer dados mais didáticos aos cidadãos  Compartilhar a noticia Painel da LAI passa por evoluções para oferecer dados mais didáticos aos cidadãos

Link da Notícia:

Painel da LAI passa por evoluções para oferecer dados mais didáticos aos cidadãos
 (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)

OPainel Lei de Acesso à Informação (Painel LAI) passou por evoluções para oferecer dados mais didáticos e de mais fácil entendimento aos cidadãos. As mudanças, implementadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão responsável pela ferramenta, buscaram avançar na apresentação dos indicadores de acesso à informação para tornar o serviço mais completo para os usuários. Dentre as alterações, destaca-se a implementação do filtro Unidade da Federação (UF), que permite a análise dos indicadores de maneira regionalizada. 

Outra melhoria foi a automatização das informações da aba “Omissões” e aperfeiçoamento das regras de composição dos gráficos. O gráfico de evolução dos pedidos e recursos respondidos fora do prazo passou a apresentar as informações atualizadas diretamente do banco de dados e traz nova metodologia de cálculo. Antes, era considerado o percentual de pedidos e recursos que se encontravam com atraso na resposta – fora dos prazos previstos na LAI – no dia 31 de dezembro de cada ano, em relação ao total de solicitações recebidas pelo órgão ou pela entidade até aquela data, ou seja, a informação provinha de planilha atualizada anualmente.  

A nova versão considera como “atraso” todos os pedidos que entraram em omissão – foram respondidos fora do prazo ou não foram respondidos – por pelo menos um dia, dentre os pedidos abertos em determinado ano. Além disso, outra série do gráfico mostra o tempo médio que esses pedidos com atraso permaneceram em tramitação fora do prazo.  

Uma terceira mudança de destaque foi a substituição de gráficos do tipo “donnut”, ou rosca, por barras. Segundo a equipe técnica responsável pelas evoluções no painel, os gráficos denominados donnuts têm um maior apelo visual, no entanto, podem ser de difícil entendimento ou acabar escondendo o que há de mais relevante na informação. Esse foi o motivo da mudança para gráficos em formato de barras. 

Mais evoluções e ajustes 

  • Aba “Recursos” > Gráfico "Pedido de Revisão": esse gráfico apresenta informações sobre os pedidos de revisão em relação à alteração de tipo, quando o solicitante não concorda com a alteração de tipo de "Pedido de Acesso à informação" para "Manifestação de Ouvidoria". Contudo, a equipe responsável pela manutenção do painel identificou erro no cálculo do indicador, especificamente na contabilização de solicitações indeferidas, tendo sido realizada correção nesta versão da ferramenta. 
  • Aba “Recursos” > Gráfico "Recursos por pedido": esse gráfico apresenta o percentual de pedidos que geraram recursos, em cada instância recursal. Identificou-se a necessidade de ajuste na fórmula, quando é inserido filtro por órgão, pois, nesse caso, o gráfico mostrava o total de recursos interpostos ao órgão ou à entidade, dividido pelo total de pedidos de acesso à informação do Poder Executivo federal como um todo e não apenas do órgão. 
  • Aba “Pedidos” > Gráfico "Motivos para negativa de acesso": esse gráfico oferece informações sobre as razões da negativa. Neste caso, foi atualizado o texto explicativo e incluídos os números absolutos, além dos valores percentuais. 
  • Aba “Pedidos” > Gráfico “Tipo de Decisão”: esse gráfico calculava o percentual em relação ao total de pedidos, e não somente aos respondidos, tendo sido efetuada a correção.  

O Painel 

O Painel Lei de Acesso à Informação (Painel LAI), ferramenta desenvolvida e mantida pela Controladoria-Geral da União (CGU), tem o objetivo de facilitar o monitoramento quanto ao cumprimento dos prazos e procedimentos estabelecidos na Lei de Acesso à Informação – LAI (nº 12.527/2011) pelos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. O painel pode ser acessado on-line e de forma gratuita por qualquer interessado no tema, por meio do endereço eletrônico: http://paineis.cgu.gov.br/lai/index.htm

As informações e estatísticas exibidas no Painel LAI são atualizadas diariamente, a partir da base de dados da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), ferramenta centralizada, no Poder Executivo federal, para o tratamento dos pedidos de acesso à informação com fundamento na LAI.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 92 98607-0010

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Converse conosco pelo Whatsapp!