Você conhece os tipos de cultivos de hortaliças? Existem diversas maneiras de realizar o plantio de frutas, legumes e verduras, e vamos falar mais sobre cada uma delas a seguir. No conteúdo de hoje, saiba como é feito o cultivo de hortaliças e conheça os principais tipos usados atualmente.
Leia a seguir!
O cultivo de hortaliças pode ser realizado de maneiras diversas, sendo em campo aberto ou no chamado cultivo protegido, que ocorre em estufas. O produtor pode optar por práticas convencionais, orgânicas ou agroflorestal, com métodos variados de cultivo e manejo dentro de cada uma das possibilidades.
É importante conhecer suas opções antes de tomar qualquer iniciativa, pois o tipo de cultivo vai influenciar em todo o processo, desde a escolha dos materiais até a comercialização do produto em sua forma final.
Existem três principais tipos de cultivo de hortaliças, e como mencionamos, é importante conhecer cada um deles para escolher os melhores caminhos para sua produção. São eles:
O cultivo convencional de hortaliças é o mais utilizado atualmente, e pode ser feito por produtores de todos os portes. No geral, este é realizado em campo aberto, e se utiliza de defensivos químicos e biológicos, fertilizantes e indutores de resistência nas plantas.
Para servir de exemplo, a cultura do tomate tem grande força no cultivo convencional, e o Brasil ocupa o ranking dos 10 maiores produtores do fruto no mundo.
O cultivo orgânico se baseia nas práticas da agricultura orgânica, como o nome sugere, o que faz desta uma prática mais comum entre pequenos produtores. Para que um alimento seja considerado orgânico, ele deve seguir determinadas normas e estar certificado por órgãos credenciados pelo Ministério da Agricultura, e só assim podem ser comercializados.
Aqui, são empregados métodos culturais, biológicos e mecânicos, não prejudiciais ao ecossistema local. Vale dizer que, assim como para outros métodos, a produção orgânica deve cumprir com recomendações de manejo dos produtos para que seja segura.
O cultivo agroflorestal segue princípios da agroecologia, estudando o desenvolvimento de plantas a partir do ecossistema em que estão inseridas, e leva em consideração o uso de práticas de manejo que incorporem dimensões sociais, culturais, éticas e ambientais.
Essa técnica une diferentes etapas produtivas na mesma área, como recuperação, produção e conservação, combinando a sucessão ecológica e o uso da terra para produzir alimentos, e cultivando diversas espécies juntas.
Veja ta