noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010!

Mundo

Influência nordestina na Amazônia marca terceiro dia do Boa Vista Junina

Terceiro dia contou com seis apresentações das quadrilhas competidoras, sendo uma do grupo emergente, três do grupo de acesso e duas do grupo especial.

Publicada em 23/06/23 às 11:56h - 19 visualizações

Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010


Compartilhe
Compartilhar a noticia Influência nordestina na Amazônia marca terceiro dia do Boa Vista Junina  Compartilhar a noticia Influência nordestina na Amazônia marca terceiro dia do Boa Vista Junina  Compartilhar a noticia Influência nordestina na Amazônia marca terceiro dia do Boa Vista Junina

Link da Notícia:

Influência nordestina na Amazônia marca terceiro dia do Boa Vista Junina
ISABELLE LIMA - ISABELLE.LIMA@AMAZONSAT.COM.BR 23/06/2023 10:00 | Atualizado 23/06/2023 10:35  (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)

Metade dos grupos de quadrilha que se apresentaram na terceira noite da 23ª edição do Boa Vista Junina abordaram temáticas associadas à cultura Nordestina. O evento que acontece em Boa Vista (RR) desde o dia 20 de junho contou com seis apresentações, sendo uma do grupo emergente, três do grupo de acesso e duas do grupo especial.

Além disso, foi abordado a preservação da fauna e flora amazônica e teve até Alice, de Lewis Carrol, passeando pela Amazônia. Confira os destaques do terceiro dia:

Grupo Emergente

Coração do Sertão

Com quase 20 anos de história, a quadrilha Coração do Sertão abriu a terceira noite do evento. O enredo, com inspiração na cultura nordestina, mostrou os desafios do povo sertanejo e suas conquistas com o tema "Meu Coração é do Sertão". A 'Coração do Sertão' foi fundada no dia 2 de março de 2004, no município de São Luiz, por um grupo de amigos, para integrar os jovens da cidade em uma atividade cultural. Confira:

Grupo de Acesso 

Joaninha Caipira 

Alice no país das maravilhas? Temos. Na verdade, Alice veio na Amazônia dessa vez. Com a proposta 'Alice na Amazônia das Maravilhas', a quadrilha Joaninha Caipira, que surgiu na comunidade indígena Tabalascada em 2010, fez a personagem do conto infantil de Lewis Carrol conhecer as maravilhas da Amazônia.

De conselhos do pássaro Uiapuru, o cachaceiro maluco e até aprender a dançar a famosa dança típica do Pará, o carimbó, Alice se encantou pela Amazônia e se casou com um nativo daqui. Confira um pouco da apresentação:

Escola Forrozão 

Com a mensagem da importância do valor da preservação da natureza e dos animais, a escola Forrozão trouxe o tema 'Makunaima e a grande Wazacar - A árvore da vida', com a história do grande mito Makunaima, o filho do Sol e da Lua, que protege a vida dos povos da floresta e luta contra a degradação do meio ambiente. 

Criada em dezembro de 2006, a quadrilha já foi campeã no Boa Vista Junina, pelo Grupo de Acesso, nos anos de 2007, 2009, 2012 e 2016. Confira:

Espantalho Junino

Com a temática 'Saga de um Vaqueiro', o grupo Espantalho Junino está em busca do título de campeã do Boa Vista Junina 2023. Na apresentação mostrou as perdas e as glórias de um vaqueiro apaixonado.  A música-tema foi 'Aboio Apaixonado', de composição de Anderson Luy e Francisco Araújo. Confira alguns detalhes:

Grupo Especial

Matuta Encantá

Com influência da cultura nordestina, a apresentação do Matuta Encantá falou de amor, reencontro e alma nordestina , com bastante aspectos culturais  como a história de Lampião e o povo sertanejo. 

Com o tema 'Meu Sertão é aqui', retratou através das vestimentas e enredo a alegria, fé e bravura do povo sertanejo. Confira:

Garranchê 

Pra finalizar a terceira noite, também na temática nordestina, o grupo junino Garranchê, trouxe a história de Maria Bonita, esposa de Lampião, nome importante na história dos sertanejos.  

A quadrilha foi bastante marcada pela temática feminista com o enredo ''Maria Bonita - A História nunca Contada'  e com a música tema 'Vem ver Maria Bonita Com a Garranxê, sua história desbravar', dando destaque para as mulheres e as colocando como protagonistas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 92 98607-0010

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Converse conosco pelo Whatsapp!