Um senador italiano surpreendeu seus colegas ao ler no Parlamento um discurso redigido por um chatbot, nesta quarta-feira (31) no Palazzo Madama, em Roma. Marco Lombardo disse que tomou a atitude para provocar “um debate sério” sobre os riscos e oportunidades apresentados pela inteligência artificial.
O discurso de Lombardo foi produzido pelo ChatGPT da OpenAI, apoiada pela Microsoft. O político disse à agência de notícias Reuters que sua equipe “levou algumas horas” para inserir as informações necessárias no software, que então produziu o discurso “instantaneamente”.
“A intervenção que vocês escutaram agora não é minha. Para dizer a verdade, não é um produto da inteligência humana. É feito pela inteligência artificial do ChatGPT”, revelou.
Lombardo disse que ficou impressionado com os desenvolvimentos recentes no segmento, mas pediu uma melhor compreensão da tecnologia para encontrar equilíbrio entre regulamentação e inovação.
“Quantos de nós hoje somos capazes de distinguir entre um texto elaborado pela inteligência humana e um fluxo de pensamentos produzidos por um algoritmo?”, questionou. “Quero fazer uma provocação para abrir um debate sério na Itália para analisar implicações éticas, econômicas e sociais da utilização de inteligência artificial.
Segundo o jornal La Republica, esse foi o primeiro discurso publicamente proferido no plenário do Senado italiano produzido por inteligência artificial. “Senhor presidente, senhoras e senhores, hoje estamos aqui para discutir uma medida de fundamental importância para milhares de trabalhadores transfronteiriços e para as zonas fronteiriças entre a Itália e a Suíça”, disse o senador, no pronunciamento feito pelo chatbot.