O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Estadual de Luziânia e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizaram nos dias 4 e 5 de maio uma abordagem a respeito dos Protocolos de Segurança do Paciente, Meta 1 - Identificação correta e Meta 5 - Prevenção de Infecções por meio da higienização das mãos.
De acordo com a enfermeira do Núcleo de Qualidade Hospitalar Marina Germano, o intuito foi sensibilizar de forma positiva os profissionais sobre a importância e a relevância da correta identificação e a importância da higiene das mãos.
“A OMS preconiza que o momento da higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos. Os cinco momentos para a higiene das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente”, explicou.
A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção hospitalar (CCIH), Michelly Rolim, destaca que os protocolos foram abordados com todos os profissionais assistenciais, administrativos e terceiros que prestam serviços na unidade. “A equipe também celebrou o Dia Mundial de Higienização das Mãos , que tem como lema em 2023 - Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS - Higienize Suas Mão”, frisou.