A rede social indiana Koo foi criada em 2020, durante um momento de crise entre o governo de Narenda Modi e o Twitter. Na ocasião, o primeiro-ministro da Índia acusou a plataforma de apoiar as manifestações contra o governo e tentou censurar a rede social.
A rede social indiana entrou nos Assuntos do Momento do Twitter com termos como “Que Koo”, “Koo”, “Koo App”, “O Koo” e “Esse Koo”, e já alcançou mais 200 mil publicações.
A rede foi lançada originalmente na Índia, no ano de 2020. O aplicativo, muito semelhante ao Twitter, promete ser o substituto da rede comandada por Musk. Segundo o blog Jovem Nerd, o objetivo inicial do Koo era alcançar indianos que não falam inglês, porém, ela acabou crescendo às custas das últimas turbulências do Twitter.
O surgimento ascensão da nova plataforma nasceu, além da alternativa emergencial para os brasileiros, por tensões políticas entre o governo indiano e o Twitter.
De acordo com a página oficial do aplicativo, o Koo já alcançou mais de 100 países e soma mais de 50 milhões de downloads. Segundo o co-fundador Mayank Bidawatka, a meta atual é chegar aos 100 milhões de usuários até o final de 2022.
Apesar de ter um visual um pouco diferente, todas as ferramentas essenciais do Twitter estão presentes no novo aplicativo. Por exemplo, o feed que pode ser inicialmente cronológico, o limite de 400 caracteres por publicação, as abas de pesquisa, menções, Assuntos do Momentos, sugestões de pessoas para seguir, chat privado, etc.
Ainda assim, existem alguns recursos diferentes que podem dar vantagem ao novo concorrente. A possibilidade de fazer uma publicação em vários idiomas simultaneamente e colocar várias imagens como “foto de perfil” são exemplos rápidos.
Vale a pena trocar o Twitter pelo Koo?
O site Olhar Digital, especializado em tecnologia da internet, fez a comparação de todas as plataformas candidatas a substituir o Twitter, e considerou o Koo parece ser a mais promissora.
De acordo com matéria veiculada pelo Olhar Digital o Koo tem um funcionamento simples e intuitivo, assim como seu concorrente pertencente a Elon Musk.
“Diferente do Mastodon que obriga os usuários a se cadastrarem em servidores distintos, o Koo é mais objetivo e faz você acompanhar publicações apenas das pessoas que você segue”, aponta.
O Olhar Digital observa que o Koo já caiu no gosto dos brasileiros, principalmente por seu nome ter se tornado piada. Diversas pessoas estão abrindo seu perfil na rede social, incluindo famosos, como Felipe Neto, Paulo Vieira, Clarice Falcão, Casimiro, Bruno Gagliasso e tantos outros.
Se o fim do Twitter realmente está próximo, seu sucessor parece já ter chegado ao mercado.