Por Teófilo Benarrós de Mesquita, do ATUAL
MANAUS – Amazonas e Manauara estreiam nesta quarta-feira (21) na Copa do Brasil. Vice-campeão amazonense 2023, o Manaura é o primeiro a entrar em campo, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, zona leste da capital amazonense, contra o Retrô (PE). À noite, o Amazonas, campeão amazonense e da Série C do Brasileirão, enfrenta o Independente (AP), no Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá.
A primeira fase da Copa do Brasil é de jogo único. Quem vencer, se classifica para a segunda fase. Em caso de empate, a vaga fica com o clube visitante, sempre melhor colocado no ranking nacional de clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Alan George, treinador do Manauara, também estreia no clube. “Foi uma semana muito importante para o nosso trabalho, ao mesmo tempo que vamos conhecendo o elenco temos que estudar a equipe adversária e buscar o máximo de informações possíveis, mas está tudo encaminhado, graças a Deus”, disse.
“Será um jogo muito difícil, sabemos da qualidade da equipe do Retrô, o trabalho do professor Roberto Fonseca [técnico]. É uma equipe muito qualificada. Estamos procurando estudar bastante a equipe deles, assistimos jogos, como também eles têm feito com a equipe nossa. Hoje são detalhes, são estudos, ainda mais em um jogo único. A nossa equipe é focada”, afirmou o treinador.
Caso avance à segunda fase, o Manauara enfrentará o vencedor de Fluminense (PI) e Fortaleza, que duelam dia 29 de fevereiro. A CBF já definiu que o vencedor deste confronto fará o jogo da segunda fase em casa.
Os ingressos para a partida estarão à venda na bilheteria do estádio Carlos Zamith, a partir das 13h30 desta quarta-feira (21). Os valores são R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Conforme orientação da FAF (Federação Amazonense de Futebol), crianças até 12 anos, idosos (a partir de 65 anos) e PCDs não pagam.
Amazonas em Macapá
O Amazonas enfrenta o Independente em Macapá a partir das 19h30 (horários de Manaus e Macapá). A delegação da Onça Pintada embarcou para a capital amapaense na madrugada de segunda-feira (19). Quem vencer, estará classificado. Em caso de empate, o Amazonas se classifica para a segunda fase da competição
Apesar da vantagem, o treinador Luizinho Vieira afirmou que o Amazonas buscará a vitória. “O Amazonas tem sua identidade e não vamos abrir mão de ser um time agressivo, como tem sido desde a minha chegada. É um jogo único e o adversário terá que se expor, nos atacar, para poder vencer. Para nós, vale muito avançar dentro da competição”.
“Estou muito feliz com o crescimento gradativo neste ano. Acho que estamos em um bom momento. A equipe e o grupo precisam continuar evoluindo durante os jogos. Será mais um jogo para a gente confirmar esse bom momento”, afirmou o treinador.
Em 2024 o Amazonas disputou 7 jogos, todos pelo Campeonato Amazonense. Tem 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, logo na estreia da competição, dia 21 de janeiro, frente ao Manauara, por 2 a 1. O time marcou 14 gols e sofreu 5. Sassá, com 5, é o artilheiro do Barezão, e William Barbio, com 3, um dos vice-artilheiros. O time está classificado para a decisão do primeiro turno, contra o São Raimundo, marcada para domingo (24), na Arena da Amazônia.
Caso vença o Independente (AP), o Amazonas terá como adversário na segunda fase o vencedor de Maringá (PR) e América (MG), que jogam apenas dia 28 de fevereiro. O vencedor desse confronto fará o jogo da segunda fase em casa.