Esportes em comunidades carentes – A importância social de iniciativas de organizações que atuam proporcionando transformação local efetiva.
Nos últimos anos, falou-se muito sobre o esporte como uma maneira de convívio social e alcance da saúde física. Mas, e quando o assunto é o esporte em comunidades carentes? Será que entendemos o impacto das ações voltadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos? Qual a mudança social que o esporte é capaz de trazer para uma comunidade ou para uma favela?
Neste contexto, nosso blog de hoje irá abordar as nuances do que o esporte em comunidades carentes traz como melhorias e mudanças na vida de todos que moram nesses locais onde, infelizmente, o esporte pode ser uma realidade distante, precária mas, quando surge, é capaz de transformar todo o seu entorno. Veja!
Quais os resultados dos esportes em comunidades carentes?
Antes de responder esta pergunta, precisamos contextualizar a realidade de uma comunidade carente. Em alguns locais, faltam investimentos governamentais para detalhes que parecem básicos, mas que mudam a vida de um morador, como saneamento, asfalto nas ruas e até segurança das casas – muitas pessoas hoje vivem em áreas de alto risco de desabamento.
Em um contexto onde o básico falta, os esportes em comunidades carentes ficam em segundo plano na questão dos investimentos, mas não nos resultados positivos que eles trazem a curto, médio e especialmente longo prazo. Veja alguns cenários onde o esporte em comunidades carentes muda realidades:
- O esporte impacta no bem-estar físico e também mental dos novos atletas. Em uma realidade onde a dificuldade é o cenário mais comum, a vitória com o esporte é algo que aumenta a autoestima, promove sensação de felicidade, diminui os riscos de depressão e permite diminuição dos níveis de ansiedade que, apesar de pouco se relatar sobre isso, é um grande problema nas comunidades e favelas.
- Também é válido citar o fato de que muitos atletas profissionais saem das favelas e que algo assim não seria possível sem o incentivo aos esportes em comunidades carentes. Imagine quantos jogadores de futebol seriam perdidos se não fosse o acesso ao esporte dentro da comunidade? O mesmo acontece com atletas de outros esportes, como basquete, natação e muitos outros. Todas as pessoas, independente de onde moram, precisam ter o direito ao esporte e à possibilidade de que ele se torne profissão.
- Algumas pesquisas relatam diminuição da violência em locais onde o esporte em comunidades carentes é uma realidade. Seja por meio de ONGs ou até mesmo por incentivo governamental, já ficou claro que o esporte diminui as chances de uma criança ou adolescente se associar ao crime, assim como promove mais interatividade entre os moradores locais.
Qual o impacto social dos esportes em comunidades carentes?
O impacto social dos esportes em comunidades carentes é algo que pode ser sentido mesmo a curto prazo. A interatividade entre os moradores, inclusão na sociedade por meio dos treinos, a união entre as pessoas que estão naquele local e a possibilidade de diminuir o acesso à violência e às drogas são alguns dos impactos que são percebidos em poucos meses de projetos nesse sentido.
Além disso, não podemos deixar de lembrar que os esportes em comunidades carentes também ajudam muito na autoestima e cuidado mental dos moradores, assim como na diminuição de doenças e na saúde de todos.
Controle da desigualdade
Os esportes em comunidades carentes também têm um impacto gigantesco no controle da desigualdade social. O acesso ao esporte, assim como o acesso à saúde e ao lazer, é um direito de todos, algo que pode ser esquecido em comunidades e favelas.
Oferecer esporte para crianças e adolescentes permite que eles possam sonhar com uma vida além da comunidade – para adultos e idosos, o esporte entra como lazer, saúde e qualidade de vida, que são tão difíceis de encontrar de forma gratuita e profissional.
Proporcionar acesso aos esportes em comunidades carentes é diminuir a desigualdade e permitir que todos tenham a possibilidade de fazer o que desejam para a felicidade e o bem-estar.
Como participar e como promover os esportes em comunidades carentes?
Infelizmente, o projeto de esportes em comunidades carentes é algo que ainda depende quase que exclusivamente de ONGS e empresas que desejam ajudar a diminuir a desigualdade e permitir que novos talentos surjam na comunidade.
É preciso um trabalho de conscientização da população, para que todos entendam o quanto o esporte pode ajudar na prevenção de doenças, tanto mentais quanto físicas – são palestras, incentivos e outras ações que tragam essa nova possibilidade para a realidade dessas pessoas.
Veja como participar ou ajudar na causa:
- Procure institutos ou ONGs que atuam em comunidades carentes e faça o seu cadastro para participar das atividades promovidas, caso você seja morador de uma. Procure pelo esporte que mais te agrada e comece a treinar, mesmo que de maneira iniciante.
- Se você quer ajudar, procure por projetos que estejam acontecendo na sua cidade, visite-os e descubra como eles estão sendo colocados em prática. Ver de perto a mudança é uma excelente maneira de descobrir o quanto vale a pena investir na causa.
Nós, do Instituto BH Futuro, trabalhamos há mais de 20 anos para levar não apenas os esportes em comunidades carentes, mas também saúde, cultura, educação e empreendedorismo. Porque sabemos que, nesses locais, assim como em qualquer outro, temos talentos e pessoas que precisam de incentivo para mudar suas realidades.
Invista você também nos projetos de esportes em comunidades carentes e descubra o quanto eles podem permitir a mudança acontecer em locais onde a realidade é dura, mas onde há pessoas esperando para fazer a diferença.
Gostou das informações? Compartilhe!