OPINIÃO
MANAUS – A tarifa de ônibus em Manaus ficou muito mais cara do que as viagens de aplicativo (Uber, 99 e outros), incluindo qualquer modalidade (moto, carro simples, carro confortável).
Apesar de o usuário do transporte por ônibus pagar R$ 5 pela passagem inteira, a tarifa integral é R$ 9. E não pense você usuário que os R$ 4 que a Prefeitura de Manaus subsidia sai do bolso do gestor. É dinheiro do contribuinte, de todos os habitantes da cidade que pagam impostos, ou seja, todos os cidadãos.
Quem está rindo com as paredes são os donos das empresas de ônibus, para quem não há crise. Eles recebem integralmente R$ 9 a cada viagem que qualquer cidadão faz de ônibus, mesmo os que utilizam passe livre ou pagam meia-passagem.
Imagine que um carro de aplicativo carrega até quatro pessoas. Dependendo da distância da viagem, pode sair muito mais barato do que os R$ 36 que essas quatro pessoas pagariam para viajar de ônibus.
Se o usuário estiver sozinho, tem a opção de solicitar uma motocicleta por aplicativo, e pagar menos de R$ 9, dependendo da distância, do horário e da demanda por esse tipo de transporte no horário solicitado.
O problema da tarifa de ônibus em Manaus é a falta de transparência. Há muito tempo se criou uma verdadeira caixa-preta em torno da planilha de custos do transporte, que ficou muito caro e cada vez perde mais “clientes”.
Nos anos de 90 do século passado e primeiros anos deste século, havia promotores no Ministério Público Estadual que tiravam o sono dos gestores públicos e dos empresários de ônibus quando estes queriam aumentar a tarifa.
Na Câmara Municipal de Manaus havia vereadores comprometidos com a população, que cobrava, encomendava estudos para mostrar que um aumento de tarifa anunciado era ilegal porque violava as leis que protegem as relações de consumo.
Agora, tudo se faz na surdina, na escuridão das noites chuvosas, longe de qualquer olhar desconfiado, porque não há mais olhar desconfiado. Não há quem cobre do poder concedente e nem das empresas de ônibus qualquer explicação.
Na prática, as empresas apresentam seu pleito ao poder concedente, que autoriza o aumento de tarifa, sem pestanejar. E para não ficar muito pesado para o usuário do transporte por ônibus, a prefeitura subsidia.
Infelizmente, a população não tem como contar nem com o Ministério Público Estadual, como em tempos áureos do MPAM, nem com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus, que só estão preocupados com seus próprios mandatos e nada têm feito pela população.
Aos poucos, no entanto, os usuários de transporte vai encontrando alternativas, e abandonando o serviço prestado pelas empresas de ônibus, que é caro, desconfortável, arriscado e demorado. Esses quatro problemas está visíveis no preço da tarifa, na lotação dos veículos em horários de pico, na demora à espera de um ônibus e no risco de assalto.