noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010!

Cidade

Associação reivindica direito de vender ingressos do Festival de Parintins

Publicada em 04/01/25 às 10:55h - 39 visualizações

Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010


Compartilhe
Compartilhar a noticia Associação reivindica direito de vender ingressos do Festival de Parintins  Compartilhar a noticia Associação reivindica direito de vender ingressos do Festival de Parintins  Compartilhar a noticia Associação reivindica direito de vender ingressos do Festival de Parintins

Link da Notícia:

Associação reivindica direito de vender ingressos do Festival de Parintins
 (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)
Por Felipe Campinas, do ATUAL

MANAUS – A Abav (Associação Brasileira de Agência de Viagens) reivindicou a quebra do monopólio da comercialização de ingressos para o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, nas próximas edições do evento.

Desde 2017, os ingressos do festival são vendidos pela Amazon Best, empresa que pertence às famílias Brelaz e Garcia, do ex-prefeito de Parintins Bi Garcia. A empresa tem contratos com os bois Caprichoso e Garantido para comercializar os ingressos.

“Sabemos que a venda dos ingressos de 2025 está consumada, mas estamos aqui clamando para o debate e reivindicando que o direito e a segurança de comercializar o Festival Folclórico de Parintins seja assegurado para nossos associados nos próximos anos”, afirmou o presidente da associação no Amazonas, Jaime Mendonça Júnior.

A reivindicação das empresas de turismo pelo “direito e segurança” de comercializar os bilhetes ocorreu após a Amazon Best se recusar a liberar ingressos às empresas de turismo neste ano.

De acordo com o presidente da associação no Amazonas, Jaime Mendonça Júnior, em reunião realizada no dia 20 de dezembro, o presidente da empresa, Valdo Garcia, comunicou que não iria fazer qualquer tipo de pré-venda às companhias. “Isso ocorreu durante visita minha e de alguns associados à sede da empresa na manhã de 20 de dezembro de 2024”, afirmou Jaime.

“O festival cresceu enormemente e o bumbódromo se tornou pequeno para o evento. Porém, achamos injusto sermos desprezados novamente não sabemos por qual razão, e retirados da cadeia de distribuição de ingressos, que são incluídos nos pacotes de viagens formatados especialmente para o Festival Folclórico de Parintins”, afirmou Jaime.

O evento, que exalta o folclore brasileiro, ganhou maior visibilidade em 2024, principalmente com a participação da cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, no BBB (Big Brother Brasil), da TV Globo. O Governo do Amazonas informou que o evento registrou público recorde.

O presidente da Abav no Amazonas afirmou que há alguns anos as empresas de turismo tinham acesso a ingressos para montar pacotes para o festival. Neste ano, no entanto, segundo ele, as companhias foram “excluídas”. “Nós agentes de viagens e nossos clientes fomos excluídos desta esplendorosa festa”, disse Jaime.

Ainda conforme Jaime, nos anos em que os ingressos eram vendidos por outras empresas, os agentes de viagens eram consultados e vistos como parceiros para ajudar na venda de ingressos. A parceria ocorreu em 2024, ocasião em que as empresas tiveram acesso a um lote com 210 ingressos. Neste ano, no entanto, as companhias não acessaram nenhum ingresso.

A exclusividade da Amazon Best na venda dos bilhetes é contestada não apenas por empresas de turismo, mas também pelo Ministério Público.

Em junho passado, o MPC (Ministério Público de Contas) apresentou ao TCE-AM (Tribunal de Contas do Amazonas) uma representação alegando que a empresa detém “quase em regime de monopólio” os serviços do festival, desde de “ingressos a passagens aéreas, passando por hospedagens, serviços de buffet”.

Em agosto de 2024, o conselheiro do TCE-AM (Tribunal de Contas do Amazonas) Luís Fabian Barbosa determinou que a Secretaria de Cultura se abstivesse de repassar recursos para o festival e de liberar o bumbódromo até que o tribunal analisasse sobre o caso.

O conselheiro também determinou que a secretaria adotasse medidas para garantir o “tratamento isonômico entre aqueles que tenham interesse de explorar economicamente o 58º Festival de Parintins”.

No dia 17 de dezembro, o Governo do Amazonas publicou edital de dispensa de licitação eletrônica nº 007/2024 para “contratação de empresa especializada em bilheteria digital e presencial, para a gestão de vendas de ingressos no Bumbódromo de Parintins”.

medida foi rechaçada pelos presidentes dos bois Garantido e Caprichoso, que alegaram ser os únicos com poder de decisão sobre a comercialização dos ingressos.

“Não aceitaremos que decisões unilaterais e alheias às nossas realidades coloquem em risco a grandeza e a autenticidade do festival”, disseram as associações, em nota conjunta.

decisão do conselheiro foi suspensa pelo desembargador Flávio Pascarelli no dia 18 de dezembro, em mandado de segurança ajuizado pela Amazon Best.

Após a decisão, a Amazon Best decidiu antecipar a venda dos bilhetes. No dia 19 de dezembro, a empresa anunciou que a venda dos ingressos ocorreria dois dias depois. Em 2024, os ingressos foram vendidos em fevereiro.

Neste ano, os bilhetes para o evento deste ano, com preços entre R$ 1,4 mil e R$ 2 mil, foram esgotados em poucos minutos. Os ingressos foram vendidos no dia seguinte à reunião.

Segundo Jaime, horas após o esgotamento dos bilhetes, cambistas ofereceram os ingressos por valor três vezes maior. “Nos dói ver que, mal a venda online terminou em 21 de dezembro de 2024, o mercado paralelo dos cambistas se estabeleceu, oferecendo ingressos por mais do que o triplo do valor anunciado, sem qualquer pudor”, disse Jaime.

Leia a carta aberta na íntegra clicando aqui.

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 92 98607-0010

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Converse conosco pelo Whatsapp!