MANAUS – Após ser reeleito neste domingo (27), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que vai “procurar todos aqueles que querem ajudar” a capital amazonense, inclusive o candidato derrotado por ele, Capitão Alberto Neto (PL), que é deputado federal.
“Eu vou procurar todos aqueles que querem ajudar a cidade de Manaus, inclusive o candidato que perdeu a eleição. Agora, ele tem obrigação de ajudar a cidade que o elegeu”, afirmou David em evento com apoiadores, no comitê central, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, no início da noite deste domingo.
Com 100% das urnas apuradas, David foi reeleito com 54,59% dos votos válidos (576.171) contra 45,41% (479.297 votos) de Alberto Neto (PL).
No discurso após o resultado nas urnas, David afirmou que irá “baixar as armas” e pacificar a cidade. Ele também disse que sua gestão será inclusiva e que não fará distinção.
“O David vai ser prefeito de quem votou nele e de quem não votou nele. Vamos baixar as armas, pacificar a cidade. Eu sou o prefeito de quem pensa igual a mim e de quem pensa diferente de mim. Quero ser o prefeito de quem pensa seus pensamentos de direita, de esquerda, de centro, do católico, do evangélico, do (sic) afrodescendente [religiões de matriz africana], de todos”, afirmou David. “Esta é uma administração inclusiva, onde vamos contemplar a todos, sem distinção”, completou.
O prefeito também voltou a afirmar que o governador Wilson Lima, de quem ele era aliado, foi o responsável por dificultar a gestão dele nos últimos dois anos. O prefeito fez referência à divisão na CMM (Câmara Municipal de Manaus), que ocorreu com a eleição do vereador Caio André (União Brasil) para o cargo de presidente. Caio é ex-secretário de Wilson.
“O Wilson Lima foi o responsável por dificultar a minha vida nos últimos dois anos. Eu espero que ele comece a trabalhar e esqueça Manaus, que cuide do estado que eu cuido da cidade”, afirmou David.
Nesta eleição, David aguardava o apoio de Wilson como retribuição ao apoio que ele deu ao governador na eleição de 2022. Wilson, no entanto, apoiou o candidato Roberto Cidade (União Brasil), que terminou em quarto lugar no primeiro turno.
No fim da tarde, o governador parabenizou David pela reeleição. “A democracia cumpriu seu papel e Manaus decidiu reeleger o atual prefeito para um novo mandato de quatro anos. Manaus sabe que pode continuar contando com o apoio do Governo do Estado, como vem acontecendo desde que fui eleito governador do Amazonas”, escreveu Wilson.
(Colaborou Feifiane Ramos)