Pesquisa CDL-Manaus mostra expectativa positiva para o Dia das Mães
O que o varejo da capital amazonense espera que as vendas para o Dia das Mães
Publicada em 01/05/24 às 11:06h - 31 visualizações
Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
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(Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)
O varejo da capital amazonense espera que as vendas para o Dia das Mães sejam 2,8% mais fortes neste ano, em comparação aos dados do ano passado. A receita bruta aguardada é de R$ 155 milhões, para um ticket médio de R$ 167. Os dados estão na pesquisa da CDL-Manaus (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus). O percentual de crescimento aguardado ficou pouco abaixo do projetado pela entidade para a mesma data comemorativa em 2023 (+3%), e também perde para a inflação acumulada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor-Amplo), nos 12 meses encerrados em março (+3,93%).
A média de gastos por presente cresceu de R$ 165 para R$ 167, em um panorama de reajustes de oscilações na inflação e no câmbio, e sinalização de pausa no ciclo da redução dos juros. A boa notícia é que a sondagem mostra que a quantidade de consumidores de Manaus dispostos a comprar se manteve elevada, passando de 93% para 94%. É um percentual próximo ao mostrado na pesquisa do Ifpeam (Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas), que apontou 96% de intenções de consumo.
Em sintonia com as dificuldades impostas pela alta do endividamento e inadimplência das famílias, a lista de compras ainda tem predomínio de bens não duráveis ou semiduráveis de menor valor agregado. Mais da metade dos entrevistados (55%) espera gastar menos de R$ 200 na compra. O consumidor também já prioriza meios de pagamento à vista e busca fugir do crédito, mas mantém preferência pelos shoppings (38%). E, assim como em demais pesquisas anteriores, os fatores promoções e descontos (66%), assim como preços (58%), são os principais critérios que condicionam a compra.
Motivos e gastos
Entre os 94% de consumidores que já manifestaram interesse em comprar no Dia das Mães, a faixa de gastos predominante é a que vai de R$ 101 a R$ 200 (41%). Na sequência, estão aqueles que pretendem dispender entre R$ 201 e R$ 300 (32%), até R$ 100 (14%), de R$ 301 a R$ 500 (8%), e acima dessa faixa (5%). Algumas das justificativas apontadas para não comprar são o falecimento da mãe (36%), a distância (18%) ou falta de contato (10%) com a mãe. Mas, fatores econômicos, como falta de dinheiro (27%) também são determinantes, assim como “outros motivos” (9%).
A lista de compras dos consumidores é encabeçada por perfumes (44%), vestuário (34%)e calçados (30%). Bolsas e acessórios (19%), almoço/jantar (17%) e artigos de cama, mesa e banho (14%) estão bem cotados, e há quem opte por buquês de flores (12%). Joias (16%), eletrodomésticos (16%), celulares (11%), eletrônicos (7%), viagens (3%) aparecem com intenções de compra reforçadas diante de 2023. A lista de desejos das presenteadas é liderada pelos mesmos três produtos, mas tem maior destaque para celulares (21%) e viagens (12%), além de incluir artigos esportivos (3%).
As homenageadas não são apenas mães (77%), mas também avós (23%), sogras (21%), esposas (20%), irmãs (16%), tias (16%), filhas (11%), amigas (11%), cunhadas (5%), madrinhas (4%), noras (3%), namoradas (2%), ex-mulheres (2%), ou madrastas (1%). Em torno de 2% dos entrevistados se dizem indecisos. A CDL-Manaus destaca que “o gráfico não fecha em 100%” porque as respostas vieram de múltiplas escolhas.
Pagamentos e locais
Apesar das reduções graduais das taxas de juros, mas em linha com a redução da renda e a alta da inadimplência, o consumidor de Manaus sinaliza querer fugir do crédito. Pix (43%) e dinheiro (34%) são as formas de pagamento mais votadas, sendo que o cartão de débito (20%) também surge com destaque. Mas, uma parcela significativa ainda mostra preferência por parcelar as compras no cartão de crédito (38%), ou mesmo pagar em uma parcela só (3%), ou recorrer ao crediário das lojas. A entidade destaca que “o gráfico não fecha em 100%” porque a pergunta foi de múltipla escolha.
Assim como ocorrido nas pesquisas mais recentes, a maioria (38%) confirma predileção por shoppings centers como locais de compra. O comércio do Centro de Manaus é a escolha de 30%. Já a parcela de consumidores de Manaus disposta a comprar por internet e lojas virtuais (13%) supera novamente as fatias de clientes do comércio presencial das lojas de bairro (5%) e dos supermercados (2%). Mas 12% ainda estão indecisos.
Promoções/descontos (66%) e preço (58%) são os fatores que influenciam na escolha do local de compras para a data comemorativa neste ano, e aparecem reforçados na comparação com 2023. Facilidade de pagamento (27%), atendimento (22%) e frete (8%) aparecem logo em seguida. A CDL-Manaus salienta que os entrevistados também puderam escolher mais de uma opção nesse quesito.
“Expectativa realista”
Em texto distribuído pela assessoria de imprensa da entidade, o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, destaca que o Dia das Mães é reconhecido como a terceira data sazonal com maior volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal e do Ano Novo. Conforme o dirigente, os comerciantes estão “plenamente preparados” para atender à demanda, com “as formas de pagamento mais facilitadas do que nunca”. O empresário não mencionou números de geração de empregos temporários, mas expressou otimismo, sugerindo que a oferta pode superar os registros do ano anterior.
“A pesquisa é abrangente, fornecendo insights valiosos sobre as preferências das mães, incluindo o tipo de presente que desejam receber até mesmo o valor médio que os filhos planejam gastar em presentes. Além disso, destaco a bela tradição de solidariedade e harmonia que esse momento inspira, onde o presente pode ser direcionado para outras figuras maternas, como a avó, ou para mães que ajudam outras pessoas”, declarou.
Em entrevista recente à reportagem do Jornal do Commercio, o presidente da Assembleia Geral da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ataliba David Antonio Filho, salientou que a importância da data anima o setor, a despeito do perfil “cauteloso e comedido” adotado pela clientela, desde a pandemia. “Embora ávido por compras, o consumidor optou por valores módicos, em produtos de baixo valor e de fácil acesso. E uma parcela significativa prefere comprar à vista, evitando linhas de crédito de longo prazo”, concluiu.
Boxe ou coordenada: Saiba mais sobre a pesquisa
A pesquisa da CDL-Manaus foi realizada via Google Formulários e aplicada através de aplicativo de mensagens instantâneas, entrevistas pessoais e ligações, entre 8 e 19 de abril. No total, foram ouvidas 2.516 pessoas, entre mulheres (59%) e homens (41%), divididos entre as faixas etárias de 18 a 25 anos (18%), entre 26 e 32 anos (22%), de 33 a 40 anos (27%), entre 41 e 50 anos (16%), e com 50 anos ou mais (17%). Foram ouvidas também pessoas de todas as escolaridades, principalmente do ensino médio (60%), mas também dos níveis superior (31%) e fundamental (9%). A maior parcela de consumidores ouvidos está nas zonas Norte (23%) e Leste (21%), sendo seguidos pelos residentes nas zonas Oeste (18%), Sul (15%), Centro-Sul (12%) e Centro-Oeste (11%).
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