Neste domingo, 22 de outubro, Parintins deu as boas-vindas ao navio “Seabourn Pursuit”, marcando o início da temporada de transatlânticos 2023/2024 na região. Esta temporada promete não apenas encantar os turistas, mas também impulsionar a economia local de maneiras significativas.
Com 21 navios programados para atracar na sede do município e outros nove na região de Valéria, espera-se receber aproximadamente 17 mil turistas ao longo da temporada. Esse fluxo turístico não apenas beneficia os visitantes, mas também energiza a economia local, movimentando a cadeia produtiva do turismo.
A secretária de Cultura e Turismo, Karla Viana, enfatiza a importância do turismo para o município e o trabalho da Prefeitura de Parintins no operacional para receber os visitantes com segurança. “A temporada não só aumenta a demanda por serviços de transporte, como também impulsiona o comércio de artesanato local e beneficia agências de viagem e prestadores de serviços turísticos. Para garantir que essa temporada seja bem-sucedida, medidas como o ordenamento da área do porto, reforço na segurança e organização da feirinha de artesanato estão sendo implementadas”, pontua a secretária.
Para a artesã Katia Geane Brito, as expectativas para a temporada são as melhores. “É uma temporada muito esperada, onde conseguimos vender nossos produtos e ganhar visibilidade internacional. Os turistas gostam de levar lembranças, desde artesanato até produtos naturais como piranhas e peças decorativas. Há uma alta demanda, e esperamos ter um ótimo faturamento. É um período em que muitos dólares entram na cidade, e estamos confiantes de que será uma temporada lucrativa para todos nós”, diz.
Os tricicleiros, parte essencial da experiência turística em Parintins, também trabalham para receber os visitantes. Rafael Gonçalves, presidente da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), destaca a importância desses serviços diferenciados e da capacitação contínua para oferecer qualidade aos turistas. “Nos preparamos para isso. Nossa associação está organizada e padronizada. Todos os triciclos recebem capacitação para prestar um serviço diferenciado. Estamos indo para mais um ano, graças a Deus, prestando esses serviços para americanos, nacionais e internacionais que vêm até nossa cidade”, ressalta.
Além dos benefícios econômicos, a temporada de cruzeiros é uma oportunidade para os artistas locais. O Boi Caprichoso, uma das atrações especiais para os turistas, apresentou um espetáculo no Parintins Convention Center. “Essa temporada não apenas valoriza a arte local, mas também oferece uma plataforma para mostrar o talento parintinense”, enaltece a dançarina Brena Souza.
Texto: Secom Parintins
Fotos: Eder Repolho (turistas nas ruas), Pitter Freitas (show Boi Caprichoso) e Yuri Pinheiro (aéreas)