Após seis dias foragido, prefeito de Borba se entrega à polícia em Manaus
Após exame de corpo de delito, Simão Peixoto segue para presídio de Manaus para cumprir ordem judicial de prisão preventiva.
Publicada em 30/05/23 às 20:42h - 29 visualizações
Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Compartilhe
Link da Notícia:
29/05/2023 13:46 Da Redação do BNC Amazonas (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)
Acusado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) de comandar organização criminosa em esquema de corrupção, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e outros crimes, o prefeito de Borba, Simão Peixoto, se entregou à polícia no final da manhã deste dia 29. Portanto, seis dias como foragido depois de operação do Gaeco que tentou prendê-lo no município sob mandado da Justiça.
Peixoto se apresentou em Manaus, ao delegado do DRCO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado), da Polícia Civil.
Em seguida, foi mandado ao IML (Instituto Médico-Legal) para exame de corpo de delito, para depois ser recolhido a presídio.
Na operação do MP-AM/Gaeco, realizada no dia 23, de 11 mandados de prisão preventiva, o de Peixoto foi o único não cumprido. Ele fugiu de Borba, mas não levou sua mulher, Aldine Mirella Freitas, e nem avisou familiares e funcionários da prefeitura. Como resultado, todos acabaram presos.
Além das 11 ordens de prisão, a operação também tinha 95 mandados para fazer buscas e apreensões em casas do prefeito e envolvidos na organização, por exemplo.
Conforme o MP, o objetivo da operação é enriquecer de provas as investigações sobre a organização criminosa de Peixoto contra o dinheiro público do município de Borba.
Além do prefeito, sua mulher, familiares e servidores da prefeitura, a operação mirou também empresários com contratos de fornecimento de produtos e serviços à gestão de Peixoto.
Na tentativa de cobrir esse rombo nos cofres de Borba, a Justiça determinou também o bloqueio de bens e dinheiro do prefeito e demais envolvidos no esquema criminoso.
Entre as consequências para Peixoto está o afastamento do cargo. No final de semana, a câmara de vereadores já empossou o vice-prefeito como titular.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.