noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010!

Cidade

Nota do Ibama desmente ‘post’ de deputado sobre capivara Filó

Publicada em 22/04/23 às 14:27h - 23 visualizações

Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nota do Ibama desmente ‘post’ de deputado sobre capivara Filó  Compartilhar a noticia Nota do Ibama desmente ‘post’ de deputado sobre capivara Filó  Compartilhar a noticia Nota do Ibama desmente ‘post’ de deputado sobre capivara Filó

Link da Notícia:

Nota do Ibama desmente ‘post’ de deputado sobre capivara Filó
20 de abril de 2023 Dia a Dia  (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)

MANAUS – Na noite desta quinta-feira (20), o deputado federal Felipe Becari (União-SP) publicou em uma rede social um post em que anunciava “vitória” no caso da capivara Filó e dizia que ela seria mantida “livre em seu habitat natural em que vive atualmente”.

A conotação data no texto que acompanha a imagem é que que o fazendeiro e influenciador digital Agenor Tupinambá venceu a batalha para ter o animal perto dele. No entanto, não explica o que realmente foi decido pelo Ibama.

Becari afirma que apenas intermediou o caso junto ao presidente do Ibama e que a capivara Filó “não será mais removida e entregue às autoridades”.

Em nota, o Ibama esclarece que autuou Agenor Tupinambá por quatro motivos, e o multou pela morte de uma preguiça-real que estava em posse dele. O instituto mantém a multa.

Sobre a capivara e outros animais silvestres exibidos por Agenor Tupinambá nas redes sociais, o Ibama informa o seguinte:

“O Ibama não retirou até o momento nenhum animal que está em posse de Agenor Tupinambá. O Ibama irá, primeiramente, realizar uma diligência para averiguar o estado de saúde e condições dos animais. A partir de laudos técnicos dos fiscais, o Ibama tomará as medidas legais cabíveis.”



Leia abaixo a nota na íntegra. Cique aqui para acessar no site do Ibama

Nota de esclarecimento sobre influenciador digital do Amazonas

Publicado em 20/04/2023 18h20

“Brasília (20/04/2023) – Durante operação de combate a irregularidades relacionadas ao uso da fauna silvestre realizada em todo o país, o Ibama identificou perfis em redes sociais nos quais está caracterizada exploração indevida de animais.

Uma delas, feita no dia 18 de abril, ganhou repercussão nacional, – o caso do influenciador digital Agenor Tupinambá.

O jovem estudante de agronomia ficou conhecido por publicar vídeos em que interage com animais silvestres da Amazônia como cobras, capivara, preguiça-real, paca, papagaio, entre outros.

Ao analisar o conteúdo das redes sociais do estudante, agentes ambientais do Ibama constataram que os animais eram retirados da vida livre e exibidos em situações incompatíveis com os hábitos das espécies como por exemplo banho com produtos de higiene humana, uso de roupas e ornamentos.

Devido a essas publicações onde Agenor aparece interagindo com animais silvestres, ele foi autuado por quatro motivos:

1 – Morte de uma preguiça-real, situação confirmada por Agenor;

2 – Prática de maus-tratos contra animal silvestre (preguiça real);

3 – Uso de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão de autoridade competente (capivara e papagaio);

4 – Exploração da imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso (capivara) e irregularmente em cativeiro.

Ao autuar o jovem por práticas proibidas na legislação ambiental, o Ibama cumpre o papel de resguardar a fauna silvestre brasileira. A divulgação de imagens do uso de animais selvagens como animais domésticos estimula a vontade de as pessoas retirarem esses animais do seu habitat natural e, principalmente, incentiva o tráfico de animais silvestres.

Diante da situação, internautas saíram em defesa do jovem por acreditarem, com base no senso comum, que os animais estariam sendo bem tratados. No entanto, a introdução de hábitos típicos de ambiente doméstico em espécies silvestres inviabiliza capacidade de sobrevivência na natureza.

O Ibama defende, por determinação legal, que animais silvestres sejam mantidos em vida livre, onde prestam serviços ambientais de importância incalculável para a manutenção de um meio ambiente equilibrado.

É bom esclarecer que o jovem foi multado pela morte da preguiça-real que estava em sua posse, fato vastamente divulgado nas redes sociais. Outra notificação do Ibama ao jovem foi o uso de imagens de animais silvestres com monetização pelas redes.

O Ibama não retirou até o momento nenhum animal que está em posse de Agenor Tupinambá. O Ibama irá, primeiramente, realizar uma diligência para averiguar o estado de saúde e condições dos animais. A partir de laudos técnicos dos fiscais, o Ibama tomará as medidas legais cabíveis.

Também é importante deixar claro que por mais que as pessoas acreditem estar tratando bem um animal silvestre, mesmo que ele tenha sido resgatado, está indo de encontro a natureza do animal, que é de conviver com os seus em liberdade.

No caso de resgate de animais silvestres encontrados na natureza machucados ou filhotes, é necessário comunicar a posse para as instituições competentes e, assim, definir com base na lei o destino do animal silvestre.”

Compartilhe
8 Comments
  • Pessoas que amam animais não maltratam animais, nem um Rato, quanto mais uma preguiça real, não acredito; uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.

  • Eu queria sugerir ao IBAMA que averiguasse as rinhas onde ocorrem sangrentas brigas de galos, algumas com mortes, e também as vaquejadas, onde bovinos são derrubados com violência! Posso estar enganado (se estou, perdoem-me), mas acho que tais situações mostram mais problemas que uma capivara de estimação.

    • A burrice é divulgar, se fosse amante de animais não se preocuparia em ficar mostrando .Isso é pra viralizar e monetizar as custas dos bichos kkkk

  • Na comunidades onde eu ando o que mais tem é gente mantando capivara pra comer, jacaré, tracajá, pirarucú, e isso o IBAMA não pode ver, pois quando alguém nos centros urbanos sabe que o. IBAMA vai fazer uma fiscalização automaticamente liga e avisa antes, a fraude e a corrupção está também na instituição e esperam pelo que não vai acontecer “denuncia” no interior não generalizando o povo até cria capivara pra comer.. mas, o IBAMA só alcança o que é divulgado, denunciado. Essa situação da filó é proibido é! Incentiva outros, incentiva! Mas, que seja tomado como exemplo do que não fazer!!! O rapaz pode ser usado a favor fazendo campanhas para que situações como essa não voltem a acontecer. Mas, não o IBAMA não está disposto a seguir esse caminho infelizmente e quem paga a conta??? #Nós o Povo

  • Leizinha escrita por burocrata não tem valor, o estado não tem legitimidade para dizer o que é ou não certo, isso pra você pode ser o estado trabalhando pelo indivíduo, mas pra quem tem um pouco de bom censo, ver isso como realmente é, tirania, liberdade ditada não é liberdade é só escravidão com regalias.

  • Filo vive em seu ambiente natural… A casinha humilde do Agenor é praticamente dentro do rio… Ela não vive presa e recebe tudo os cuidados que precisa para viver bem… A ação do Ibama caracteriza sim abuso de autoridade e excesso de execução do seu poder fiscalizatorio e punitivo. Agiram de forma covarde e truculenta demasiada nesta situação.

  • Acredito que seu maior erro foi introduzir costumes em um animal silvestre, talvez se ele só mostrasse o convívio sem interferir, banho com produtos humanos, roupas humanas isso não é comum para o animal silvestre. Filme acompanhe sem interferir na vida e cotidiano esses animais não são domésticos, usá-los para monetização, complicado. Desejo que isso tudo termine bem para ambos, multar é exagero, Oriente primeiro, explique, até pareçe indústria da multa. Conscientizar Sr Ibama, caso se repita, multa.

  • Ao IBAMA, meus mais sinceros parabéns!!!!
    O rapaz não tem qualquer qualificação para cuidar dos animais silvestres, morar na roça não é qualificação.
    Boa vontade, não é qualificação. Simplicidade, não é qualificação.
    Há uma diferença brutal entre pet e animal silvestre.
    Ao rapaz fica a lição e o mérito de exemplo para os demais …. Ao IBAMA, novamente, meus parabéns!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 92 98607-0010

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Converse conosco pelo Whatsapp!