APÓS O PRESIDENTE ELEITO LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA dizer que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para que a Conferência do Clima (COP) seja realizada na Amazônia em 2025, o prefeito de Manaus, David Almeida, ofereceu a capital para sediar o evento. Nesta quinta-feira (17), o prefeito divulgou um vídeo com a sugestão.
No vídeo, David Almeida destaca que Manaus é a maior cidade da Amazônia e capital do estado com o maior percentual de floresta preservada do país.
"Coloquei à disposição do governo brasileiro a nossa cidade, a cidade de Manaus, que é a maior cidade da Amazônia. Nós temos o estado mais preservado da Amazônia, que é o Amazonas. Temos um polo Industrial que mantém a cidade em pé", declarou o prefeito.
David Almeida também afirmou que Manaus vai se preparar para que a cidade seja escolhida para sediar a COP 30.
"Tudo isso faz com que uma cidade de 2,3 milhões de habitantes, como Manaus, possa se credenciar para sediar a COP 2025, e nós vamos nos preparar para isso, e espero que sejamos escolhidos para poder sediar esse grande evento mundial.", concluiu.
Um dia antes, O PREFEITO DE BELÉM, EDMILSON RODRIGUES, aliado de Lula, também ofereceu a capital paraense para sediar o evento.
"Presidente Lula, Belém está à disposição para sediar a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. E é uma grande alegria ter um presidente comprometido com a preservação e fortalecimento da Amazônia, e com o respeito pelos povos da floresta", publicou Rodrigues em suas redes sociais.
Participando da COP 27, no Egito, o presidente eleito disse que vai pedir à ONU que a Amazônia seja a sede do evento, e destacou que o Amazonas e o Pará estão habilitados a receber conferências internacionais.
"Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado da Amazonas e o estado do Pará", afirmou Lula, na quarta-feira.
O Brasil iria sediar a COP25, em 2019, mas, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, a conferência mudou de país e foi transferida para a Espanha.
As conferências das Nações Unidas para o clima são realizadas periodicamente, para que os governos fechem acordos sobre medidas para limitar o aumento da temperatura global.
Esses encontros são chamados de COPs, que significa "Conferência das Partes". As partes são os países que assinaram o acordo climático original da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992.
A COP27 é a 27ª reunião anual da ONU sobre clima. E está acontecendo em Sharm el-Sheikh, no Egito, desde o dia 6 de novembro. O evento encerra na sexta-feira (18).