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BALSA INICIA TRAVESSIA DE VEÍCULOS PEDESTRES E CARGAS SOBRE O RIO CURUÇÁ APÓS QUEDA DE PONTE NO AM

BALSA COMEÇA A FUNCIONAR 35 DIAS APÓS O DESABAMENTO DA PONTE, 24 HORAS POR DIA, COM PARTIDAS A CADA 30 MINUTOS, O TRANSPORTE SERÁ GRATUITO PARA TODOS OS PASSAGEIROS, CONFORME A AGÊNCIA.

Publicada em 02/11/22 às 18:51h - 22 visualizações

POR G1 AM


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BALSA INICIA TRAVESSIA DE VEÍCULOS PEDESTRES E CARGAS SOBRE O RIO CURUÇÁ APÓS QUEDA DE PONTE NO AM
. BALSA INICIOU TRAVESSIA SOBRE O RIO CURUÇÁ, NA BR-174, NESTA QUARTA-FEIRA (2).  (Foto: William Duarte/Rede Amazônica)

A travessia de veículos feita por uma balsa no Rio Curuçá, no trecho onde uma das pontes da BR-319 desabou em setembro, teve início nesta quarta-feira (2), segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Por meio de nota a ANTAQ informou que a balsa da empresa Amazônia Navegação, responsável por realizar a travessia sobre o Rio Curuçá, iniciou a operação de transporte de pedestres, veículos e cargas a partir da meia-noite.

A balsa começa a funcionar 35 dias após o desabamento da ponte, 24 horas por dia, com partidas a cada 30 minutos, o transporte será gratuito para todos os passageiros, conforme a agência.

A embarcação de 38 metros de cumprimento foi levada em uma carreta de um porto do Careiro da Várzea para o trecho do Rio Curuçá onde iniciou a operar, ao lado do local onde a ponte caiu.

Já no trecho onde uma segunda ponte da rodovia caiu no início de outubro, na região do Rio Autaz Mirim, o tráfego de veículos foi liberado nos últimos dias, por meio de um aterro que ligou as duas margens do rio, provisoriamente, segundo informou o Departamento Nacional de Trânsito (Dnit).

QUEDA DAS PONTES

As duas pontes desabaram na rodovia federal - a principal via de acesso terrestre do Amazonas para outras regiões do país, em um intervalo de dez dias:

·         No dia 28 de setembro, a ponte sobre o Rio Curuça despencou, deixando quatro mortos e mais de 10 feridos. Uma pessoa segue desaparecida.

·         Já no dia 8 de outubro, a apenas 2 quilômetros do local onde ocorreu o acidente, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim desabou poucas horas após ser interditada. Ninguém ficou ferido.

PREJUÍZOS

Além de afetar mais de 100 mil pessoas, a queda das pontes vinha provocando desabastecimento de alimentos e remédios em três cidades do Amazonas: Careiro da Várzea, Careiro - conhecido como Careiro Castanho - e Manaquiri.

"A minha moto ficou embaixo de um pé de mangueira do outro lado, porque aqui o acesso ainda não foi liberado. Mas é difícil tu subir e descer barranco. Não é fácil. Estou bem cansada", disse a técnica de enfermagem Rosa Maria, que precisa atravessar a ponte sobre o Rio Autaz Mirim.

"Era pra ter sido mais rápido, até porque estou com um problema de saúde e preciso fazer tratamento, enfrentando o sol. Uma hora dessas era pra eu estar em casa. Triste a situação", lamentou a agricultora Maria Socorro, que precisa fazer a travessia no trecho do Rio Curuçá.

 




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