MANAUS – Ao rebater notícias falsas sobre fraude na votação neste domingo (2) em uma seção no Centro de Manaus, o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) afirmou que, na hora de votar, uma pessoa analfabeta colocou a digital em local indevido e gerou problema para outra eleitora, que enfrentou dificuldades, mas votou.
“Uma senhora, em seção de votação pertencente à 1ª zona eleitoral, ao votar, percebeu que o local que caberia a sua assinatura estava preenchido. A chefe de Cartório, Sarah do Amaral, apurou e verificou que uma pessoa analfabeta colocou a digital no local indevido. Contudo, foi apurado que a eleitora não havia votado. A eleitora pôde votar normalmente e agradeceu pelo tratamento dado a ela”, informou o TRE.
Nesta terça-feira (4), o TRE publicou vídeo em que uma servidora da justiça eleitoral pergunta se a mulher conseguiu votar. A mulher responde: “Consegui votar. Quero agradecer a responsabilidade, o compromisso e a transparência do TSE. Eles averiguaram a minha situação, se disponibilizaram, me trouxeram da minha residência e eu já votei”, disse a mulher.
No domingo, viralizou nas redes sociais o vídeo da mulher afirmando que outra pessoa havia votado no lugar dela. O vídeo ligeiramente começou a ser compartilhado nas redes sociais com acusação de fraude na eleição. Nenhuma fraude foi comprovada e a mulher votou normalmente.