noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010!

Brasil

MPF recomenda à Funai proteger yanomamis em Barcelos

Publicada em 28/01/25 às 12:38h - 17 visualizações

Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010


Compartilhe
Compartilhar a noticia MPF recomenda à Funai proteger yanomamis em Barcelos  Compartilhar a noticia MPF recomenda à Funai proteger yanomamis em Barcelos  Compartilhar a noticia MPF recomenda à Funai proteger yanomamis em Barcelos

Link da Notícia:

MPF recomenda à Funai proteger yanomamis em Barcelos
 (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)

MANAUS – O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) que adote, no prazo de 30 dias, as medidas necessárias para assegurar a presença de pelo menos um servidor da instituição no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).

Segundo o MPF, a finalidade é proteger e assegurar os direitos do povo Yanomami e prevenir contra conflitos multiétnicos na região.

Conforme o MPF, a ausência de assistência da Funai em Barcelos tem gerado vulnerabilidade aos indígenas Yanomami, especialmente durante períodos em que se deslocam sazonalmente para a zona urbana do município.

A falta de suporte tem exposto os indígenas a condições insalubres, preconceito, discriminações, furtos e contato com álcool e drogas. Casos recentes, incluindo conflitos entre os Yanomami e indígenas Baré, reforçam a urgência da medida.

Em setembro de 2024, visitas realizadas pelo MPF em Barcelos constataram a retirada de servidores da Funai que, anteriormente, prestavam suporte na região. A situação foi agravada pela ausência de respostas da Funai aos questionamentos do MPF sobre a retirada desses profissionais. Associações indígenas reforçaram a necessidade urgente de reestabelecimento da assistência no município.

O prazo de 30 dias corridos é contado a partir da notificação à Funai, que deve informar as providências adotadas ou apresentar justificativa fundamentada em caso do não acatamento à recomendação. O descumprimento pode acarretar eventuais medidas judiciais ou extrajudiciais por parte do MPF. 

Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 92 98607-0010

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Converse conosco pelo Whatsapp!