Do ATUAL
MANAUS – Em dois dias de alistamento militar de mulheres, no Amazonas, foram registradas somente duas candidaturas ao serviço militar no Exército, de pessoas que nasceram em 2007 e vão completar 18 anos em 2025, segundo o CMA (Comando Militar da Amazônia). A Aeronáutica e a Marinha não foram consultadas.
O alistamento feminino começou no dia 1° de janeiro e vai até 30 de junho, com a candidatura de forma presencial na Junta de Serviço Militar, no Centro, ou de forma online, no portal alistamento.eb.mil.br
O CMA não informou em quais cidades da Região Norte foram feitas as duas candidaturas, tendo em vista que o 12ª Região Militar abrange outros estados como o Acre, Rondônia e Roraima, além do Amazonas. O comando do Exército, aposta que o número de candidatas vai aumentar, porque o início das inscrições é recente.
Sobre as vagas e o período de incorporação das mulheres aprovadas para o serviço militar no Amazonas, o CMA comunicou que a integração será efetuada nas organizações militares da 12ª Região Militar, de forma específica no HMAM (Hospital Militar de Manaus) com 17 vagas e no CMM (Colégio Militar de Manaus) com 26 vagas.
A integração das candidatas aprovadas será realizada nos meses de março e junho de 2026.
“As mulheres alistadas na área de Manaus, Amazonas, que cumprirem os requisitos, serão integradas ao efetivo militar nas datas de incorporação estabelecidas”, informou o CMA em nota.
A primeira etapa do processo é o alistamento, que pode ser realizado de forma online ou presencial em uma junta militar. Depois dessa fase, as candidatas aptas realizarão testes físicos e laboratoriais, os quais vão exigir a presença obrigatória.
Segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) contam com 37 mil mulheres atualmente, o que corresponde a aproximadamente a 10% de todo o efetivo. No Exército, são aproximadamente 13 mil mulheres, entre um total de aproximadamente 213 mil militares.