OPINIÃO
MANAUS – A eleição para prefeito de Manaus neste ano se assemelhou à disputa travada 20 anos atrás entre o ex-governador Amazonino Mendes e o então ex-vereador Serafim Corrêa. David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) chegaram ao dia da eleição sem a certeza de quem venceria.
Em 2004, Serafim Corrêa venceu Amazonino Mendes com uma diferença 3,36 pontos percentuais (Serafim com 51,68% contra 48,32% de Amazonino). À época como agora, as pesquisas de intenção de voto não foram capazes de cravar o resultado, mostrando empate técnico até a véspera do segundo turno.
A exceção foi uma pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, encomendada pelo jornal Diário do Amazonas e divulgada no dia da eleição (segundo turno) dando uma vantagem elástica a Amazonino. Com o resultado das urnas, o jornal ajuizou um processo contra o instituto pelo erro.
Em Manaus, a pesquisa Ipen (Instituto de Pesquisa do Norte), encomendada pelo Grupo dos Seis (G6), formado pelos jornais online Amazonas Atual, BNC, Portal do Marcos Santos, Portal Único, Blogo do Hiel Levy e Portal Mário Adolfo, apontava ligeira vantagem a David Almeida (51,2%) sobre Alberto Neto (48,8%). O estudo foi divulgado na sexta-feira (25), a dois dias do segundo turno.
Em outra pesquisa divulgada pela TV Amazonas no sábado, véspera da votação, a Quaest mostrava um cenário semelhante, com David Almeida à frente com 51% contra 49% de Capitão Alberto Neto.
Outras sondagens mostravam o candidato do PL à frente, entre elas a pesquisa Atlas Intel, que colocava Alberto Neto com 50,1% enquanto David Almeida aparecia com 49,9%. A divulgação ocorreu no sábado de véspera.
Outra pesquisa que mostrou Alberto Neto à frente foi a do instituto Inveritas. Nesta, Alberto Neto aparecia com 53% dos votos válidos e David Almeida com 47%. A pesquisa foi encomendada pelo site Imediato. A divulgação foi feita no dia 23, ou seja, a quatro dias do segundo turno.
Os números animaram a militância das duas campanhas e criou uma incerteza no eleitorado sobre quem seria o prefeito da capital amazonense a partir de 1° de janeiro de 2025.
O resultado das urnas foi a reeleição do prefeito David Almeida, com 54,59% dos votos válidos. Capitão Alberto Neto recebeu 45,41%. Em números foram 576.171 votos para David e 479.297 para Alberto. Uma diferença de 96.874 votos.