Mirielle Carvalho
Repórter em São Paulo. Atua na cobertura política e jurídica do site do JOTA. Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. E-mail: mirielle.carvalho@jota.info
Mariana Carvalho (União Brasil) e Léo Moraes (Podemos) disputarão o segundo turno das eleições municipais de 2024 para a Prefeitura Municipal de Porto Velho (RO), em 27 de outubro. Confirmando o favoritismo nas pesquisas eleitorais, Mariana Carvalho terminou o primeiro turno na liderança, com 44,53% dos votos. Já Léo Moraes obteve 25,65% dos votos válidos.
Às vésperas do primeiro turno, a expectativa na capital rondoniense era de que a disputa pelo pleito municipal fosse resolvida já no primeiro turno (6/10), com a eleição de Carvalho. Ela recebeu o apoio do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e do governador do estado, Marcos Rocha, também do União Brasil.
O candidato a prefeito de Porto Velho Léo Moraes registrou um crescimento significativo nas pesquisas eleitorais nas últimas semanas. Ele subiu dez pontos percentuais, na pesquisa Quaest do sábado anterior à eleição (5/10), em relação ao levantamento divulgado em 17/9, com 22% das intenções de voto.
Caso consiga chegar à Prefeitura, Mariana Carvalho pretende fortalecer o quadro de profissionais da saúde e ampliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), investir na melhoria da infraestrutura das escolas municipais e implementar políticas para garantia dos direitos básicos das pessoas em situação de rua. Leia aqui as propostas de governo de Mariana Carvalho, candidata à Prefeitura de Porto Velho.
Já Léo Moraes quer fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e modernizar a infraestrutura da saúde municipal, construir um centro integrado que reunirá diversos serviços de atendimento à mulher em Porto Velho e expandir a oferta de escolas municipais em tempo integral. Leia aqui as propostas de governo de Léo Moraes, candidato a prefeito de Porto Velho.
Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, 37 anos, nasceu em São Paulo (SP) e é formada em Direito e Medicina. Em 2008, estreou na política ao ser eleita vereadora por Porto Velho (RO). Em 2014, foi eleita deputada federal e reeleita no pleito seguinte. Nas eleições gerais de 2022, tentou uma vaga no Senado, mas terminou a disputa em segundo lugar. Neste ano, Carvalho migrou do Republicanos para o União Brasil. Agora Mariana Carvalho disputa o segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura de Porto Velho contra Léo Moraes. O Pastor Valcemir, do PL, é o vice de Carvalho.
Leonardo Barreto de Moraes, 39 anos, é natural de Foz do Iguaçu (PR). Formado em Direito, atuou como advogado. Moraes ingressou na política em 2012, ano em que se elegeu vereador por Porto Velho. Ele não chegou a completar o mandato, já que em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2018, avançou para a Câmara dos Deputados. Em 2022, concorreu ao governo do estado, mas perdeu para Marcos Rocha (União Brasil). Léo Moraes passou para o segundo turno das eleições deste ano e disputa a prefeitura em chapa com a advogada Magna dos Anjos Queiroz, também do Podemos, como candidata a vice. Ele enfrenta Mariana Carvalho disputa no segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura de Porto Velho.
Repórter em São Paulo. Atua na cobertura política e jurídica do site do JOTA. Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. E-mail: mirielle.carvalho@jota.info