noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010!

Brasil

AM lidera ranking de infecções por febre do Oropouche, mostra MS

Publicada em 17/08/24 às 14:42h - 25 visualizações

Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010


Compartilhe
Compartilhar a noticia AM lidera ranking de infecções por febre do Oropouche, mostra MS  Compartilhar a noticia AM lidera ranking de infecções por febre do Oropouche, mostra MS  Compartilhar a noticia AM lidera ranking de infecções por febre do Oropouche, mostra MS

Link da Notícia:

AM lidera ranking de infecções por febre do Oropouche, mostra MS
 (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)
Do ATUAL

MANAUS — O Amazonas lidera o ranking de infecções por febre do Oropouche, com 3.228 casos. Em seguido aparece Rondônia, com 1.710 casos, conforme o Painel de Monitoramento de Arboviroses do MS (Ministério da Saúde), atualizado nesta sexta-feira (16).

Bahia figura em terceiro lugar (844 casos), Espírito Santo (441 casos) e Acre (270 casos). Dentre as 27 unidades da federação, apenas o Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul ainda não registram casos de febre do Oropouche em 2024.

Os dados indicam que Mato Grosso do Sul e Paraíba notificaram um caso cada; São Paulo, cinco casos; Alagoas, seis; e Tocantins, oito. Até o início da semana, o Brasil contabilizava 7.653 casos da doença e duas mortes.

A febre do Oropouche é transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Devido à predileção do mosquito por materiais orgânicos, a recomendação é que a população mantenha os quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.

Em julho, o Ministério da Saúde confirmou duas mortes pela doença no interior da Bahia. Até então, não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de morte pela doença.

Segundo a pasta, as duas vítimas eram mulheres, tinham menos de 30 anos e não registravam nenhum tipo de comorbidade. Ambas apresentaram sinais e sintomas semelhantes ao quadro de dengue grave.

No início da semana, o ministério investigava ainda pelo menos oito casos de transmissão vertical da febre do Oropouche — quando a infecção é passada da mãe para o bebê, durante a gestação ou no parto.


Compartilhe
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 92 98607-0010

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Converse conosco pelo Whatsapp!