Do ATUAL
MANAUS – Comestível, mas pouco popular, a carne de jacaré tem potencial econômico no Amazonas, mas a exploração comercial depende da expansão do manejo. Uma degustação da carne foi oferecida na manhã desta quinta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Amazonas.
A iniciativa foi do deputado Sinésio Campos (PT), presidente da Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos da Casa. Uma exposição também mostra o manejo do jacaré o preparo da carne para consumo humano.
A mostra é em parceria com o Projeto Pé-de-Pincha, programa de extensão da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), e inclui vídeos e fotos que mostram a captura e o abate dos animais.
“A consolidação de planos de manejo de jacarés, seja em unidade de conservação, ou fora delas, em áreas apropriadas, não apenas cria nova fonte de geração de emprego e renda, mas contribui com a qualificação e desenvolvimento dos comunitários”, disse Sinésio Campos. Segundo ele, a produção de carne de jacaré tem viabilidade em larga escala para o mercado consumidor.
O parlamentar argumenta que o manejo de jacaré pode ajudar a reduzir conflitos entre humanos e os crocodilianos, gerando renda para as comunidades interioranas e controlando a população destes animais.
“Com o manejo sustentável, é possível levar desenvolvimento econômico para o interior e cumprir a legislação ambiental”, afirmou.