noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010!

Brasil

Covid-19: nova vacina começa a ser aplicada nesta quarta-feira (15/5)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai aplicar 32,8 mil doses em públicos específicos. De acordo a pasta, a nova vacina, SpikeVax, protege contra mais variantes do coronavírus. Saiba como funciona o esquema vacinal e quem pode receber

Publicada em 15/05/24 às 15:23h - 20 visualizações

Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010


Compartilhe
Compartilhar a noticia Covid-19: nova vacina começa a ser aplicada nesta quarta-feira (15/5)  Compartilhar a noticia Covid-19: nova vacina começa a ser aplicada nesta quarta-feira (15/5)  Compartilhar a noticia Covid-19: nova vacina começa a ser aplicada nesta quarta-feira (15/5)

Link da Notícia:

Covid-19: nova vacina começa a ser aplicada nesta quarta-feira (15/5)
Cerca de 700 doses foram aplicadas nessa quinta (25/5)  (Foto: Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010)

 (A Secretaria de Saúde do Distrito Federal SES-DF) inicia, nesta quarta-feira (15/5), a aplicação do imunizante SpikeVax, da fabricante Moderna, contra a covid-19. Segundo a pasta, foram recebidas 32,8 mil doses da vacina, que devem ser aplicadas em públicos específicos e, também, como dose de reforço a pessoas de grupos prioritários. A lista dos locais de vacinação está disponível no site da pasta

A gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, alerta que receber a nova vacina é fundamental para atualizar a proteção contra o vírus. "A SpikeVax traz proteção para variantes que surgiram mais recentemente e suas sublinhagens, como é o caso da VOI JN.1 e a VOI XBB 1.5", explica.

Os imunizantes serão aplicados em crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o calendário de rotina, e em pessoas do grupo prioritário, que devem tomar uma dose ao ano da nova vacina, independentemente do número de doses prévias de vacinas covid-19. No caso de pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes/puérperas, a orientação é receber uma dose a cada seis meses.  Quem estiver nestas três condições e tiver tomado a vacina Pfizer Bivalente em 2024 deve retornar três meses após a dose aplicada. 

A dose da Moderna pode ser administrada juntamente com outras vacinas, exceto a da dengue. Na prática, é possível atualizar diversos esquemas vacinais simultaneamente, incluindo, por exemplo, a vacina contra a gripe (influenza), tétano, febre amarela etc., sempre de acordo com o calendário vacinal.

Para receber o imunizante, é necessário levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Pessoas dos grupos prioritários precisam ainda levar laudos médicos que apontem as comorbidades listadas ou comprovantes das atividades profissionais previstas, conforme o caso.

Confira os públicos para a vacina SpikeVax:

  • Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o calendário de vacinação;
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Pessoas que vivem em instituições de longa permanência;
  • Pessoas imunocomprometidas;
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Ribeirinhos;
  • Quilombolas;
  • Indígenas.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 92 98607-0010

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil Amazonas - Direção:Eneida Barauna e Ronaldo Castro - 92 98607-0010
Converse conosco pelo Whatsapp!