O embate entre Elon Musk com a Justiça brasileira, em particular com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não foi o único caso em que o dono da rede social X entrou em conflito com autoridades de outros países.
No caso mais recente, Musk foi chamado de "bilionário arrogante" pelo premiê da Austrália pela relutância da sua rede social de tirar do ar por completo imagens de um esfaqueamento em uma igreja.
As polêmicas envolvendo o bilionário e suas empresas fizeram o jornal New York Times escrever, em outubro de 2022, antes da conclusão da compra do Twitter, que Musk emergia como "um ator novo e caótico no palco da política global".
"Embora muitos executivos bilionários gostem de tuitar a sua opinião sobre assuntos mundiais, nenhum deles chega perto da influência e da capacidade de Musk de causar problemas", disse a reportagem.
A seguir, relembre cinco dos principais conflitos envolvendo Musk e suas empresas, nos quais ele se aproximou de assuntos como o conflito Israel-Hamas e a guerra da Rússia contra a Ucrânia.