Do ATUAL
MANAUS – Manaus e 11 municípios no interior do Amazonas receberão vacina contra a dengue, distribuídas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A vacinação começa em fevereiro.
A vacina será aplicada em público prioritário em Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.
Os municípios contemplados fazem parte de 37 regiões de saúde identificadas como “endêmicas para a doença” pelo Ministério da Saúde. São 521 municípios brasileiros selecionados para receber as vacinas. Ainda não foi informado a quantidade de doses a serem distribuídas.
A seleção baseou-se em três critérios: municípios de grande porte, com população superior a 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue no período de 2023-2024; e maior prevalência do sorotipo DENV-2.
No período de 1º a 13 de janeiro deste ano, o estado registrou 1,2 mil casos de dengue, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Não houve registros de mortes pela doença.
O Ministério da Saúde informou que a vacinação será direcionada a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, uma faixa etária que apresenta maior incidência de hospitalizações por dengue. V
O Brasil é pioneiro mundial ao oferecer esse imunizante no sistema público. A Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, marcando um avanço significativo no enfrentamento dessa enfermidade.