O Grupo Atem lançou, na última quarta-feira (25), o programa DNA, que tem o objetivo de promover a inclusão e a diversidade dentro das empresas da companhia. O lançamento ocorreu simultâneo com transmissão online do auditório da Refinaria da Amazônia para todos os colaboradores nas empresas do grupo e contou com a palestra do consultor, professor e escritor Francisco Mendes, hoje vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-AM).
O diretor de Recursos Humanos do Grupo Atem, Walney Bentes, abriu o evento destacando a visão 360 graus da empresa sobre o tema da diversidade e da inclusão. “É um orgulho para nós, do Grupo Atem, lançar o programa DNA porque, na verdade, já praticamos isto no dia a dia. O que estamos fazendo agora é oficializar e potencializar o tema com novas ações”, ressaltou.
Bentes chamou atenção para o significado da palavra diversidade. “Quando abordamos o tema da diversidade estamos falando de todos nós e das nossas diferenças, porque pensamos e agimos de maneira diferente. A diversidade, portanto, vem promover o respeito mútuo para que prevaleça um ambiente saudável e respeitoso no trabalho”.
A coordenadora de DHO do Grupo Atem, Fabíola Pesos, explicou o significado do programa DNA – Diversos, Notáveis e Admiráveis, ressaltando que simboliza a fórmula que faz o sucesso da empresa. Para ela, o Grupo Atem é formado pela união de vários DNA’s.
Do mesmo modo, a analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional do grupo, Eluma Carvalho, também ressaltou a importância da diversidade e da inclusão para o dia a dia da empresa. Ela explicou que o programa, que será contínuo, é formado por palestras, oficinas, diálogo nos setores e também muito conteúdo digital de conscientização sobre o tema. A primeira palestra já foi com o professor Francisco Mendes sobre “Diversidade e Inclusão: uma visão 360 graus nas organizações”.
Outubro Rosa
No último dia 19, os colaboradores da Atem participaram de outro evento que também busca a conscientização desta vez para o tema do câncer de mama. O evento foi realizado no Espaço Alpha, na Ponta Negra dentro do programa Atem Vida & Saúde em alusão ao Outubro Rosa.
Os colaboradores assistiram a palestras com a advogada Dalimar Silva e a médica especialista em oncologia, Adelaide Portela. As duas reforçaram que a informação é fundamental para se prevenir e combater o câncer de mama, assim como também exigir os direitos de quem está enfrentando a doença.
A superintendente de Marketing, Comunicação e ESG do Grupo Atem, Paula Vieira, falou da importância dos dois eventos para o pilar Social das políticas de ESG do Grupo Atem. “A base dos dois eventos, o de inclusão e diversidade e o do Outubro Rosa, é a conscientização. São ações que demostram a preocupação do Grupo Atem em criar espaços inclusivos e diversos e informar os colaboradores sobre como se prevenir e lidar com temas importantes de saúde”, afirma Paula, lembrando que as ações são realizadas com suporte e apoio de vários departamentos.
Sobre a Atem – O Grupo Atem, com 28 anos de fundação, é composto por diversas empresas no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outras. O Grupo está presente em 13 estados do Brasil, possuindo, a Distribuidora, mais de 350 postos franqueados, 7 bases de distribuição ativa, 2 bases em construção e milhares de clientes ativos, além de capacidade de movimentação de 9 bilhões de litros de combustíveis por ano.