As obras das estações do BRT Norte-Sul, na Praça Cívica, além das que ficam na Avenida Goiás, que se arrastam há anos, devem ficar prontas até o próximo dia 30 de outubro, garante o secretário de Infraestrutura, Denes Pereira (Solidariedade), ao Mais Goiás. A Prefeitura de Goiânia também projeta entregar ainda este ano as obras do trecho 2 do trajeto.
São quatro estações no anel interno da Praça Cívica e outras três ao longo da Avenida Goiás. “Está encaminhado. A determinação é do prefeito para que a Seinfra e a própria empresa responsável pelas obras… Ele não abre mão da entrega ainda este ano. A empresa se comprometeu a entregar até dia 30 de outubro o trecho da Praça Cívica e a expectativa é que até o fim do ano tudo fique pronto”, explicou Pereira.
De acordo com ele, todos os detalhes junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que emperravam a continuidade das obras no local foram resolvidos. “A parte ambiental junto ao Iphan foi resolvida. Agora é cobrar para que a empresa cumpra o contrato”, destaca.
As obras do BRT Norte-Sul foram iniciadas em 2015 e já houve inúmeros adiamentos e paralisações. O trajeto que alcança a Praça Cívica e a Avenida Goiás corresponde ao trecho 2 da obra que deve ser finalizado ainda em dezembro deste ano.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
No entanto, a prefeitura de Goiânia sob a gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) chegou a anunciar o lançamento do trecho em outras ocasiões e teve de adiar. A ideia do republicano era inaugurar a operação em outubro de 2021 como parte do aniversário da capital. De lá para cá, novos adiamentos.
Questionado pela reportagem se Rogério não tem receio de novos adiamentos, Denes Pereira é direto. “O prefeito nem discute outros adiamentos com a empresa”, completa.