A história da produção de algodão no Brasil começou há muito tempo, com a produção comercial tendo início no século 18, na região Nordeste. Atualmente, o Brasil está entre os maiores produtores mundiais do vegetal, e esta é uma das principais culturas do país.
No conteúdo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa história de sucesso, sobre a produtividade do algodão e as expectativas para a safra. Acompanhe no Universo AgroGalaxy!
Mudanças na produção de algodão no Brasil
A produção de algodão no Brasil sofreu algumas mudanças durante a década de 1980, com a chegada do inseto bicudo-do-algodoeiro na região, e que se tornou uma das principais pragas dessa cultura no mundo. Antes da infestação, um quarto da produção nacional estava localizada na região do semiárido nordestino.
Não há registros certeiros a respeito da origem da praga no país. De qualquer forma, o bicudo-do-algodoeiro foi responsável pela destruição de plantações inteiras na região Nordeste, provocando redução da área plantada em mais de 60% em pouco tempo, e extinguindo cerca de 800 mil postos de trabalho.
A partir deste evento, o cultivo de algodão foi transferido para os estados de São Paulo e Paraná, com foco no plantio herbáceo, porém produtivo. Tempos depois, os algodoeiros foram novamente transferidos para novas áreas, dessa vez do Mato Grosso e Goiás. A mudança aconteceu por conta dos altos custos de terra e pela concorrência de outras culturas.
Produtividade da Cultura do Algodão
Em 1999, teve início um novo momento para a cultura. Produtores passaram a adotar a mecanização completa do cultivo, além de uso intensivo de insumos químicos e associação do algodão herbáceo com as culturas de soja e milho. As mudanças promoveram um salto de produtividade para a Cultura do Algodão, colocando o produto brasileito em destaque no mercado mundial.
Além disso, surgiram também novos esforços para a manutenção da competitividade e adoção de modelos empresariais nas lavouras. O setor conseguiu se consolidar no cerrado e se recuperar de maneira geral graças ao forte investimento em pesquisa, ao posicionamento profissional dos produtores e aos incentivos fiscais.
Números da produção de algodão no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), o Brasil deve produzir 2,71 milhões de toneladas de algodão em pluma na safra 2021/22. O número representa alta de 16,5% em relação à temporada anterior.
A Abrapa afirmou ainda que a expectativa é que a área alcance 1,55 milhão de hectares, representando um avanço de 13,5%. De acordo com a associação, o Mato Grosso, que lidera a produção nacional há anos, tem previsão de produzir 1,89 milhão de toneladas, e a Bahia, outro grande destaque na produção, deve ser responsável por 563 mil toneladas.
Veja também: Desequilíbrios da Cultura do Algodão
Gostou do conteúdo? No Universo AgroGalaxy você encontra tudo o que precisa saber sobre a Cultura do Algodão e outras que mais se destacam pelo Brasil. Acompanhe e fique por dentro!