Em Manaus, pontos turísticos são inúmeros e você gastaria muito tempo para visitar todos.
A melhor estratégia é elaborar um roteiro que contemple vários lugares incríveis para ter um contato real com a cidade e a cultura manauara.
Aproveite a oportunidade de conhecer suas lindas praias de água doce, museus, igrejas e teatros, além da gastronomia incrivelmente saborosa.
Se você gosta de peixes e comida bem temperada, vai adorar Manaus a noite também!
Neste texto, vamos juntos explorar Manaus, pontos turísticos e dar várias dicas de viagem para você se encantar com a rica região amazônica. Boa leitura!
Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!
As histórias dos pontos turísticos de Manaus são tão incríveis quanto a própria capital amazonense.
O Teatro Amazonas, por exemplo, tem mais de 200 anos, o encontro dos rios Negro e Solimões parece magia, e por aí vai.
Dependendo da época da viagem, vai presenciar chuvas torrenciais ou apenas a precipitação cotidiana de Manaus.
A natureza exuberante é um espetáculo à parte e seus monumentos históricos e pontos turísticos estão entre os mais importantes do país.
Manaus é a capital do estado do Amazonas, na região Norte do Brasil.
Cerca de 2 mil km em linha reta e quase 4 mil km de estradas separam Manaus do Distrito Federal. A capital manauara fica no coração da Floresta Amazônica.
É um dos destinos nacionais mais incríveis de se conhecer, tanto pela parte histórica e cultural, quanto pela beleza natural.
Um voo sem escalas do Distrito Federal à Manaus tem duração média de 2h50.
O trajeto de carro inclui balsas, pedágios e a BR-319, que exige, no mínimo, um veículo 4×4 ou um motorista muito experiente para atravessá-la.
Por isso, a melhor forma de chegar à capital do Amazonas é de avião.
A melhor época para visitar os principais pontos turísticos de Manaus é entre os meses de junho e agosto. Nesse período, os rios apresentam um volume d’água que possibilita participar de cruzeiros fluviais e passeios de canoa.
De dezembro a maio as chuvas são frequentes e prolongadas, o que não colabora muito com os turistas que pretendem explorar as ruas e pontos turísticos em Manaus.
Você vai se encantar pela história dos pontos turísticos de Manaus!
A cidade mistura urbanidade a um contato extremo com a fauna e flora amazônicas. Um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.
Uma coisa que a maioria dos viajantes não lembra, mas é muito importante, é o seguro viagem nacional.
Com o site do Seguros Promo, você faz até 4 cotações por pesquisa e consegue comparar as vantagens e valores que cada uma oferece.
Dessa forma, o Seguros Promo garante sempre o melhor preço do mercado e ainda tem a comodidade de nem precisar sair de casa para resolver qualquer questão relativa ao seu seguro viagem. Dá para solucionar tudo pela internet!
Manaus é uma cidade única. Sempre há o que fazer e coisas novas a se descobrir, receitas diferentes que ainda não provou e lugares inusitados para aprender sobre a cultura e história do norte do país.
A seguir, conheça os principais pontos turísticos de Manaus e aproveite nossas dicas para ir esboçando o seu roteiro de viagem, certo?
O centro histórico de Manaus abriga o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e o Relógio Municipal.
Suas ruas são repletas de casarões e edifícios que representam vários estilos arquitetônicos como renascentista, clássico, barroco, neoclássico e medieval.
Isso torna o lugar único no mundo e também muito agradável esteticamente. É no centro histórico que fica o Porto de Manaus de onde partem vários dos passeios pelos rios.
Localizado no centro histórico, o Teatro Amazonas é um verdadeiro espetáculo. Foi construído no ano de 1896 em estilo renascentista.
Tem uma enorme cúpula azulejada com as cores da bandeira do Brasil e capacidade para até 701 pessoas.
Recebe anualmente, entre os meses de abril e maio, o Festival Amazonas de Ópera e também o Festival de Dança e Teatro, mas se quiser, dá para visitar o interior nos dias em que não há programação prevista.
Trata-se de uma praia fluvial no Rio Negro, a menos de 15 km do centro.
Em Manaus, pontos turísticos como esse são imperdíveis, afinal, o calor não dá trégua na Amazônia.
A Praia da Ponta Negra tem uma excelente estrutura para atender os banhistas, com locais para comer e salva-vidas. Após as 17 horas o recinto é fechado.
Na verdade, ele é mais conhecido como “Mercadão” e sua estrutura em aço foi projetada pelo mesmo arquiteto da Torre Eiffel.
Inaugurado em julho de 1883, às margens do Rio Negro, no centro, é um dos principais pontos turísticos de Manaus.
Representa o auge do ciclo da borracha na região amazônica e foi tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico na década de 80.
Inúmeros produtos são vendidos em suas dependências, tais como: arte e artesanato indígena, farinhas, ervas medicinais de todos os tipos, cachaça de jambu, carnes, peixes e muitos mais.
Aproveite para provar alguns pratos típicos manauenses, com diversas formas de preparo de peixes, tucupi, o tradicional açaí e frutas como taperebá, guaraná e graviola.
Parques ecológicos são ótimos para quem viaja, em especial o Parque Municipal do Mindu, que também serve como um corredor ecológico urbano, essencial para a preservação e educação sobre diversas espécies nativas.
Fica bem no centro de Manaus e em todo terceiro domingo do mês há apresentações culturais no projeto “Domingo no Mindu”.
A entrada é franca e o espaço ainda conta com uma enorme biblioteca e várias trilhas em meio à natureza.
O ingresso simbólico custa apenas R$ 5 para os adultos e as crianças menores de 10 anos não precisam pagar.
Trata-se de um espaço para a divulgação de pesquisas científicas e educação ambiental.
Além disso, o Bosque da Ciência tem o objetivo de incentivar o contato dos visitantes com a fauna e flora da região amazônica e tem vários exemplares em exposição. Fica na região centro-leste de Manaus.
O Jardim Botânico Adolpho Ducke, que tem esse nome em homenagem ao cientista que o criou, e é considerado o maior fragmento de floresta preservada dentro de área urbana no país, fica na região norte da cidade.
No Jardim se encontra o Museu da Amazônia (MUSA) e o lugar oferece um contato direto com a exuberante natureza, o que atrai turistas de todos os lugares.
Afinal, Manaus é um dos “destinos verdes” mais procurados no mundo, sabia?
O local recria o ambiente de um seringal no auge do ciclo da borracha, o que possibilita aos visitantes ter uma experiência muito peculiar, o que torna esse lugar uma ótima sugestão de ponto turístico em Manaus para você conhecer.
O melhor trajeto para chegar ao Museu do Seringal é de lancha, também chamada “voadeira”.
O passeio parte da Marina do Davi, no final da Estrada da Ponta Negra, e dura aproximadamente 25 minutos.
O Museu do Seringal Vila Paraíso já serviu até como cenário de filme e demonstra o contraste da vida luxuosa dos barões da borracha com a realidade dos trabalhadores dos seringais.
É um ponto turístico de Manaus e um espaço de valorização e divulgação de informações sobre os países com território na Amazônia que são: Brasil, Guiana, Peru, Suriname, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e a Guiana Francesa.
Foi fundado em 2007 e conta com uma enorme arena para apresentações diversas que suporta até 17 mil pessoas.
O turista poderá ver exposições permanentes e temporárias, além de um enorme acervo sobre a arte amazônica. A entrada é franca e funciona de terça a sábado.
Quais tipos de lugares para se divertir em Manaus à noite você procura? Botequim ou restaurante?
Vale lembrar que Manaus é uma cidade mais agitada durante o dia e não tem muitas baladas, por exemplo.
No entanto, as opções são variadas e a própria atmosfera da cidade já contribui muito para que o turista se divirta bastante.
O Bar do Armando é patrimônio imaterial do estado e você precisa provar o pastel de pirarucu com banana e tantas outras iguarias.
A Casa do Pensador oferece música ao vivo em um casarão bonito e antigo, além de quitutes e cerveja gelada.
Além disso, o Chefão é um bar descolado com uma decoração retrô e a Champanheria Viúva Negra é para quem gosta de sofisticação.
O Teatro Amazonas também é uma boa pedida para turistar à noite.
A ocasião do feriado pode deixar as praias e cachoeiras lotadas, pois o calor sempre se faz presente no Amazonas.
No feriado em Manaus, pontos turísticos que você deve procurar são justamente os de menor movimento como os parques, praças e trilhas.
Alguns pontos turísticos de Manaus e da região da Floresta Amazônica são espetaculares e merecem a sua visita.
Mesmo que você tenha poucos dias para explorar a cidade, os 3 pontos que vamos falar a seguir são muito bonitos e, se tiver tempo, faça um esforço para conhecê-los.
O passeio mais rápido para presenciar o encontro das aguas dos rios Solimões e Negro sai do porto da CEASA. Esse trajeto vai durar cerca de meia hora.
Se quiser contratar um pacote em uma agência de turismo, dá para encontrar opções mais completas que incluem parada para almoço, visita a igarapés e outros pontos turísticos fluviais.
Presidente Figueiredo é um município amazonense que fica a apenas 120 km de Manaus.
Suas principais cachoeiras são acessíveis pela rodovia AM-240, as cachoeiras do Mutum e dos Pássaros.
Se quiser fugir do calor, ou ao menos amenizá-lo, a “Terra da Cachoeiras” abriga cerca de 100 quedas d’água que atraem turistas e nativos para um banho refrescante e muito contato com a selva.
A melhor época para visitar estas ilhas fluviais é de setembro a fevereiro, quando o nível do Rio Solimões desce e se torna possível acessar as praias.
Mas, não vá pensando que vai ter praia de água doce o ano inteiro no local, ok?
De março a agosto, o rio ganha um enorme volume d’água e o passeio se torna um instigante tour de barcos por entre igapós em meio a trechos alagados da floresta.
O Arquipélago de Anavilhanas, na verdade, é um Parque Nacional, ou seja, trata-se de uma Unidade de Proteção Ambiental, acessível por carro, ônibus e até hidroaviões. Então, não há desculpas para não conhecer o local, viu?
Possui cerca de 400 ilhas, mas não é o maior arquipélago fluvial do mundo. Esse título pertence a um arquipélago localizado no município de Barcelos, AM, que tem cerca de 700 ilhas.
Sem dúvida, é um dos mais importantes pontos turísticos de Manaus, tanto pelo incrível cenário natural quanto por seu objetivo de proteger e preservar esse delicado ecossistema.
É proibida a caça, a pesca e a extração de madeira em qualquer área do parque.
Tudo pronto para conhecer Manaus, pontos turísticos e se divertir muito em sua viagem ao norte do Brasil?
Então, agora é só acessar o site do Seguros Promo e fazer a sua cotação de seguro viagem nacional.
Afinal, ninguém viaja pensando nas situações adversas que podem acontecer, não é mesmo?
É por isso que o seguro viagem se faz tão necessário, o turista pode se aventurar à vontade e sempre poderá contar com o atendimento 24 horas para resolver os imprevistos.
Conte com o melhor preço no Seguros Promo e viaje com cobertura para não ter dor de cabeça em seu momento de lazer.
Seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, sempre faça um seguro viagem antes de embarcar.
Quer viajar com toda segurança e conforto? Peça sua cotação gratuita no Seguros Promo!
Quer conhecer as belezas de Manaus com tranquilidade? De Promo você pode!