A melancia é cultivada a mais de 500 anos, com polpa vermelha, suculência e bastante água (cerca de 92%) a fruta é motivo de orgulho para os moradores de Uruana, em Goiás. Prova disso são os concursos de Rainha da Melancia e Maior Chupador de Melancia, o que diverte os turistas e moradores e olha que a cidade nem precisa “colocar uma melancia no pescoço” para aparecer.
De autoria do deputado Wagner Neto, a Lei Estadual 21.562, que reconhece o município como a capital goiana da melancia, está em pauta no Diário Oficial. Caso seja aprovada, a cidade se tornará oficialmente a capital da melancia. E não é para menos, já que a cidade produz mais de 41 toneladas de melancia por hectare por ano. Sendo assim, o estado do Goiás, fica na primeira colocação no ranking nacional de produção de melancia.
A produção de Uruana é a segunda na listagem de maior produção no Brasil, atrás apenas de Baraúna, no Rio Grande do Sul, quando se trata de melancia, segundo dados do Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A melancia é cultivada em Uruana desde 1968, além de abastecer o mercado brasileiro, a cidade esporta a fruta para países do Mercosul.