Em 22/09/22
Discutir os benefícios da conectividade e da chegada da quinta geração de internet móvel ao Brasil, além de apresentar as perspectivas da evolução tecnológica na região Amazônica. Este é o objetivo do Ministério das Comunicações (MCom) ao promover a terceira edição do Seminário 5G.BR, no dia 22 de setembro, em Manaus (AM). Especialistas e autoridades participam do evento que ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, a partir das 9h. A abertura contará com a presença do Ministro das Comunicações, Fábio Faria. Há previsão de participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Liderado pelo CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, André Miceli, o primeiro painel, às 9h30, irá abordar os impactos do 5G na Educação. O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Sebastião Sahão Júnior, o membro do Conselho Diretor e presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, e Tomas Fuchs, sócio e um dos fundadores do Grupo Datora, já estão confirmados na discussão.
A segunda rodada de debates, por volta das 10h20, terá como tema “O 5G como acelerador da indústria 4.0”. O CEO da Nokia Brasil, Ailton Santos, Javier Lizarraga, da Samsung, o representante da Positivo, Edson Alvim Toffoli e Antônio Silva, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) participam do painel. O presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), General Algacir Polsin, será o responsável por conduzir a conversa.
Na sequência, liderados pelo CEO da FS Security, Alberto Leite, Hélcio Vieira Júnior, diretor de Produtos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), e o Comandante do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (Comando da Amazônia), Walace Paysan Gomes, debatem sobre a tecnologia como instrumento de proteção e desenvolvimento da nação. Para este painel, está prevista a participação do ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite.